segunda-feira, 29 de abril de 2002

VAGAS ESPECIAIS PARA NEGROS

Acho um absurdo e um desrespeito que se busquem medidas protecionistas para beneficiar negros no acesso a cargos públicos e a vagas nas universidades. Acredito que não será através de iniciativas casuísticas que a nação brasileira pagará a sua enorme dívida com os descendentes dos africanos que foram trazidos para o nosso país contra a sua vontade, para servir de base laborativa para o nosso desenvolvimento.
A idéia de criar mecanismos de favorecimentos especiais para pessoas da raça negra demonstra na verdade um preconceito de que pessoas desta raça não têm condições de disputa igualitária no mercado de trabalho e/ou acadêmico. Tal premissa até pode ser verdade, porém o negro não tem o seu acesso pleno aos patamares sociais dificultado principalmente por pertencer a classe economicamente menos favorecida da população. A dificuldade que tem o negro, tem também o branco miserável, pois o mesmo igualmente sofre discriminação por ter "má aparência", por não ter "educação", por não ter "um sobrenome", etc, etc, etc.
Veja que quem defende a lei fala, de forma absolutamente simplista, em negro como se negro fosse cor, mas na realidade negro é raça. Assim sendo, em um país miscigenado como o Brasil certamente será comum encontrarmos "galegos" que têm descendência negra. Como será o procedimento nestes casos ???