quarta-feira, 2 de novembro de 2005
ARQUIVAMENTO DO PROCESSO DE CASSAÇÃO DE SANDRO MABEL
Que se deixe absolutamente claro para a opinião pública que o deputado federal Sandro Mabel, cujo processo foi arquivado pela Comissão de Ética da Câmara, não foi absolvido dos crimes pelos quais estava sendo julgado pelos seus pares. Na realidade o arquivamento foi solicitado pelo relator, e aceito pelos demais membros com direito a voto, por não ter sido possível a obtenção de provas materiais contra Sandro Mabel. ou seja a situação do povo brasileiro passa a ser semelhante a daquele marido enganado pela esposa, mas que por não ter conseguido dar um "flagrante de adultério", fotografando-a na cama com o amante, é obrigado a continuar casado com a "traíra", mesmo que todos tenham a certeza de que ele é corno. Oh, vida cruel! Como sofre o eleitor brasileiro!
JUSTIÇA ELEITORAL: CAMINHANDO À PASSOS DE TARTARUGA
Não entro no mérito da discussão quanto ao número de vereadores que deve ter a Câmara Municipal do Recife, até porque este é um assunto cuja decisão cabe exclusivamente a Justiça Eleitoral. Entendo porém, ser inadmissível que essa mesma Justiça Eleitoral, após quase um ano de demandas, não tenha tido a capacidade de definir a situação dos 5 vereadores que estão subjudice. Afinal de contas, até quando o Recife vai ter de continuar convivendo com essa anomalia? E os cinco vereadores, que ganharam, em caráter temporário, o direito de exercerem o mandato, vão continuar nessa situação de instabilidade? Será possível que vamos terminar o ano, sem que a Justiça Eleitoral dê a palavra definitiva sobre o assunto? Ou será a própria protelação do resultado, já é uma forma de decisão?
terça-feira, 1 de novembro de 2005
DINHEIRO DE HAVANA NA CAMPANHA DE LULA: CONTRADIÇÕES PETISTAS
Quando surgiram as denúncias de que Marcos Valério teria "injetado" quase cem milhões de reais nos cofres do PT, os dirigentes petistas declararam desconhecer o assunto, sob o pressuposto de que tudo o que se referia as arrecadações para as campanhas políticas, era da exclusiva competência do então tesoureiro Delúbio Soares, que não prestava contas à ninguém. Agora, com a denúncia que Cuba teria "doado" 3 milhões de dólares para a campanha eleitoral de 2002, os mesmos dirigentes que antes não sabiam nada sobre as finanças do PT, apressam-se em desmentir a notícia. Perguntar não ofende: Se Delúbio Soares cuidava sozinho das arrecadações do PT, trabalhando com total e absoluta autonomia, como os dirigentes petistas podem ter tanta certeza que o partido não recebeu o dinheiro de Havana?
MOTE DA DEFESA PETISTA: SOU, MAS QUEM NÃO É?
Estou começando a ficar preocupado com essa obsessiva mania de alguns seguimentos da esquerda brasileira, que tentam justificar os Escândalos Petista, a exemplo do Mensalão e Caixa 2, a partir da argumentação de que estas práticas ilegais não foram "inventadas" pelo PT, pois também teriam sido utilizadas em governos anteriores. Temo que, ao ser aceito como padrão ético, o maquiavélico princípio de que os fins justificam os meios, estaremos dando margem ao surgimento de facções que, exclusivamente preocupadas com a manutenção do poder, passem a defender o uso das metodologias repressivas utilizadas pela ditadura militar, tais como censura à imprensa, prisões arbitrárias, torturas de presos políticos, eliminação física de oponentes do governo, etc. Afinal de contas, eles também não estariam inventando nada!
segunda-feira, 31 de outubro de 2005
DECLARAÇÃO DE FIDEL CASTRO EM DEFESA DO PT: PALAVRAS AO VENTO
Que me desculpe Fidel Castro, por quem aliás nutro uma enorme, e antiga, admiração, mas a sua tentativa de se mostrar indignado ante as insinuações de que teria contribuído com 3 milhões de dólares para a campanha do presidente Lula, em 2002, baseando-se na declaração de que "jamais interferiu em assuntos internos brasileiros", beira ao ridículo. Será que o senhor realmente acredita que o fato treinar militarmente opositores do regime, especializando-os em táticas de guerrilha, para que depois fossem clandestinamente reintroduzidos no Brasil, com a tarefa de implantar a luta armada, não é uma interferência em assuntos internos brasileiros? Ou será que nada disso também aconteceu, e essa "conversa mole" de treinamentos em Cuba, é apenas mais uma das "fantasiosas" denúncias da imprensa brasileira?
A DECEPÇÃO DO POVO BRASILEIRO COM O PT
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". Essa frase, que foi pinçada de um memorável discurso proferido pelo então senador Rui Barbosa, em 1914, está mais atual do que nunca, na medida em que retrata com extrema fidelidade, toda a frustração do Brasil frente a situação de pré-falência ética e moral da política brasileira. Ao se sentir enganado pelo PT, um partido que durante décadas cultivou a imagem de paladino da dignidade na vida pública, o povo, mais do lamentar o simples descumprimento de promessas de campanha, sente-se traído no seu direito de ter esperanças.
domingo, 30 de outubro de 2005
DECADÊNCIA DO RECIFE: CONTRA NÚMEROS NÃO HÁ ARGUMENTOS
É constrangedor para o povo recifense, verificar o resultado da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, acerca do nível de satisfação dos moradores das capitais dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O Recife terminou relegado a 18ª colocação, ficando atrás de TODAS as capitais das Regiões Sul, Sudeste, Leste e Centro-Oeste, além de outras 5 capitais nordestinas. Para ser exato, o Recife só conseguiu ficar à frente de 2 capitais do Nordeste (Teresina e Maceió), e das 7 capitais da Região Norte. Dá para acreditar que até a década de 70, era consenso a classificação do Recife como a 3ª cidade do Brasil e a 1ª do Nordeste? O pior, é que ainda somos obrigados a conviver com enxurradas de campanhas publicitárias, nas quais os nossos políticos tentam passar a idéia de que tudo vai às mil maravilhas.
sábado, 29 de outubro de 2005
EM BUSCA DE ISONOMIA NA DISTRIBUIÇÃO DA JUSTIÇA
Vendo a rapidez com que foi julgado o recurso impetrado pelos advogados do deputado José Dirceu, suspendendo a sessão do Conselho de Ética da Câmara, que havia votado o parecer do relator, pedindo a cassação do seu mandato parlamentar, não pude deixar de sentir inveja. Eu, um pobre mortal, desde 1997 busco na Justiça do Trabalho o reconhecimento de direitos trabalhistas que me foram "surrupiados" por uma multinacional alemã, e sou obrigado a conviver com a irritante morosidade da Justiça brasileira. Por outro lado, vejo o deputado José Dirceu, HORAS depois de dar entrada em um recurso, ser beneficiado por uma decisão. Perguntar não ofende: Será que o Ministro Eros Grau, do STF, poderia dar uma passadinha aqui no Recife, para ensinar ao pessoal do TRT de Pernambuco como é que se trabalha?
ANIVERSÁRIO DE LULA: HOMENAGEM DE RISCO
Quando assisti, nos principais telejornais do dia 27 de outubro, a homenagem prestada por uma famosa cantora brasileira ao presidente Lula, entoando uma musica alusiva a passagem do seu 60º aniversário, não pude deixar de ficar preocupado. Afinal de contas, mesmo que tenha sido mera coincidência, o fato é que todas as autoridades públicas que eu vi sendo homenageadas por aquela diva da MPB, não conseguiram sobreviver por muito tempo. A lista começa com o senador Teotônio Vilela, segue com o deputado Ulisses Guimarães, o presidente Tancredo Neves, e fecha com o Papa João Paulo II. Sinceramente, espero que o presidente Lula venha comprovar o princípio de que toda regra tem exceção, e quebre essa trágica corrente.
sexta-feira, 28 de outubro de 2005
GILBERTO CARVALHO E FERNANDO COLLOR: FARINHA DO MESMO SACO
Um dos momentos mais constrangedores da acareação entre os irmãos do ex-prefeito Celso Daniel, e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi quando o assessor de Lula, pressionado pelas afirmativas dos irmãos João Francisco e Bruno Daniel, baixou o nível do debate, expondo publicamente fatos a respeito de vida particular de Celso Daniel, inclusive divulgando a existência de uma filha do ex-prefeito, nascida de um relacionamento extra-conjugal. Essa foi uma estratégia rasteira, friamente utilizada por Gilberto Carvalho, para colocar a família de Celso Daniel na defensiva. É irônico, mas o golpe aplicado pelo petista, é tão indigno, quanto aquele que em 1989, durante um debate de televisão, Fernando Collor usou contra Lula, ao falar sobre Lurian, uma filha que Lula tivera com uma ex-namorada. Nada como um dia após o outro!
CARTAZ RETRATANDO BORNHAUSEN COMO HITLER: TÁTICA CONDENÁVEL
A esquerda brasileira precisa urgentemente voltar a cultuar a ética e o bom senso na política, assim como fazia no tempo em que era oposição ao Palácio do Planalto. É inadmissível que segmentos progressistas, tentem justificar a "molecagem" praticada pelo diretor do Sindicato dos Profissionais de Processamento de Dados do Distrito Federal, Avel Alencar, ao mandar confeccionar, e espalhar por Brasília, um cartaz retratando o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) como Adolf Hitler. Desculpem-me os "xiitas de plantão", mas é exatamente porque alguns esquerdistas insistem em dar legitimidade à utilização de práticas fascistas, que tão veementemente criticavam no antigo governo, que o povo brasileiro se sente traído, confrontado com a perspectiva de que, ao votar na esquerda, não fez mais do que trocar seis por meia dúzia.
quinta-feira, 27 de outubro de 2005
LINHA DE DEFESA DE JOSÉ DIRCEU: SEMPRE A MESMA LADAINHA
Sabe aquele pai que vai assistir a parada militar de 7 de Setembro, para ver seu filho desfilar, e que ao mostrar seu herdeiro aos amigos, diz orgulhoso: "É aquele que está marchando com o passo certo, no meio daquele pelotão onde todos estão com o passo errado". Pois bem, essa é a situação em que atualmente se encontra o ex-ministro José Dirceu. Alvo de inúmeras acusações, não hesita em garantir que está todo mundo errado, e ele é o único que está certo. A ladainha é sempre a mesma, seja para rebater as evidências de que foi o articular do Mensalão e do Caixa 2 do PT, seja diante das graves suspeitas levantadas pela família do ex-prefeito Celso Daniel, ou mesmo para refutar o processo recém instaurado pelo Ministério Público, no qual é formalmente acusado de tráfico de influência e improbidade administrativa.
A CRISE DE FEBRE AFTOSA E A INOPERÂNCIA DO GOVERNO
Tão logo eclodiu o primeiro foco de febre aftosa, em uma fazenda do município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em declarações extemporâneas à imprensa, chegou ao cúmulo de fazer a seguinte declaração: "Esse foco já foi debelado. Matamos todas as reses. Já fizemos barreiras nas fronteiras em que era preciso fazer. Eu acho que vamos mostrar ao mundo a eficácia e a ação do governo". Hoje, menos de um mês após a detecção da moléstia, está claro que nenhuma das afirmativas feitas pelo presidente Lula foram confirmadas como verdadeiras. Afinal de contas, a aftosa se espalhou para outras fazendas, ultrapassou as divisas de outros estados, e ameaça atingir todo o nosso rebanho bovino. Mais uma vez, o presidente Lula, tal como qualquer boquirroto, demonstra que é muito mais de falar, do que de fazer.
quarta-feira, 26 de outubro de 2005
V BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO
Quero registrar a minha decepção com a V Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, recentemente realizada no Recife-PE. Antes de mais nada, destaque-se a absoluta impropriedade de classificar como internacional, um evento que não contou com a efetiva participação de nenhuma maiores editoras do Brasil ou do exterior, constituindo-se, na prática, de uma singela mostra do mercado editorial pernambucano. Caracterizada pela desorganização e amadorismo com que foi implementada, até mesmo as palestras apresentadas durante o evento, foram prejudicadas por terem sido realizadas em locais impróprios, seja pelo desconforto imposto ao público, ou mesmo pela má qualidade acústica oferecida ao palestrante, o que, em algumas ocasiões, chegava ao ponto de inviabilizar a sua comunicação com a platéia.
ASSASSINATO DE CELSO DANIEL: CRIME COMUM OU COMPLÔ POLÍTICO?
Em todo esse imbróglio que torno do assassinato do ex-prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel, existe um detalhe que, por ser absolutamente inacreditável, torna-se impossível de ser aceito com passividade. Recuso-me a acreditar que em um caso de tamanha repercussão, as investigações não tenham conseguido concluir se a vítima foi torturada, antes de morrer. É inverossímel que legistas gabaritados, mesmo após examinarem detalhadamente o cadáver de Celso Daniel, ainda em perfeito estado de conservação, tão tenham sido conclusivos sobre o tema. Infelizmente, diante dos fatos, o bom senso me leva a duvidar que a polícia, que não teve competência para sequer determinar se a vítima foi submetida a torturas, tenha condições, ou motivações, para esclarecer o crime.
terça-feira, 25 de outubro de 2005
AGRO-NEGÓCIO BRASILEIRO: O CAOS ANUNCIADO
Se o Ministério da Agricultura já está em "palpos de aranha" com o surto de febre aftosa, que fez despencarem as exportações de carne brasileira, ficará ainda mais atarantado quando a gripe avícola adentrar nossas fronteiras, o que é uma mera questão de tempo. Se hoje o Brasil já está tendo a sua balança comercial dramaticamente afetada, em função das restrições impostas por 43 países à compra da nossa carne bovina, imagine-se o que ocorrerá, no momento em que essas barreiras forem ampliadas. Infelizmente, "pelo andar da carruagem", tanto existem possibilidades do aumento do número de países que vetem a compra de carne bovina brasileira, quanto, a qualquer momento, essas restrições poderão ser estendidas para as nossas exportações de carnes de aves e suínos. Vai ser um caos!
segunda-feira, 24 de outubro de 2005
ELEIÇÕES/2006 EM PERNAMBUCO: A MELHOR OPÇÃO OPOSICIONISTA
Fica cada vez mais evidente que o melhor nome possível de ser disponibilizado pela oposição pernambucana, para enfrentar o candidato que será lançado pelo governador Jarbas Vasconcelos, para sucedê-lo em 2006, é o do deputado federal Eduardo Campos (PSB-PE). Além de recentemente ter abrilhantado o seu já consistente currículo, com uma exitosa passagem pelo comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos é o herdeiro natural do espólio eleitoral do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, uma figura que durante a vida alcançou o status de ídolo do povo, e que a morte se encarregou de transformar em mito. A candidatura de Eduardo Campos, desde que aglutine as forças oposicionistas em torno do seu projeto, tem tudo para empolgar as massas e chegar à vitória, nas eleições de 2006.
domingo, 23 de outubro de 2005
SURTO DE FEBRE AFTOSA: UMA AULA SOBRE GLOBALIZAÇÃO
Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o que é, e que importância tem para o mundo, essa tal globalização, o recente surto de febre aftosa, descoberto no Mato Grosso do Sul, vem colocar tudo em "pratos limpos". Note-se que poucas horas após a doença ter sido detectada em algumas cabeças de gado, no pasto de uma remota fazenda, em um longínquo município sul-matogrossense, na fronteira entre o Brasil e Paraguai, todo o mundo, na forma literal da palavra, já estava tomando providências, em busca de proteção. Em suma, um acontecimento que antes ficaria restrito a uma região, a um estado ou a um país, hoje, com a expansão dos meios de comunicação, repercute rapidamente em todo o planeta, afetando o cotidiano de milhões de pessoas. Está claro o que significa viver em uma aldeia global?
sexta-feira, 14 de outubro de 2005
DE QUEM É A CULPA PELO NOVO SURTO DE FEBRE AFTOSA?
Custo a acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha declarado à imprensa que a responsabilidade pelo foco de febre aftosa surgido no Mato Grosso do Sul, seja dos proprietários rurais, que não teriam providenciado a vacinação do rebanho. Desculpe-me senhor presidente, mas devo dizer que a sua recorrente "incontinência verbal", fez com que a mídia fosse brindada com mais uma das suas "opiniões estapafúrdias". É uma pena que o senhor desconheça que cabe aos proprietários controlar a qualidade sanitária dos seus rebanhos e produtos derivados da produção, mas que é de total responsabilidade do Ministério da Agricultura, a elaboração, definição e aplicação de um programa completo de sanidade animal, além do acompanhamento, registro e validação das ações desenvolvidas. Ficou claro de quem é a culpa?
domingo, 31 de julho de 2005
DEPOIMENTO DE JOSÉ DIRCEU NO CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA
Quando esteve no Conselho de Ética da Câmara, o deputado Roberto Jefferson mandou um "conselho" para José Dirceu, que então era a mais forte figura do primeiro escalão do governo Lula: "Zé Dirceu, se você não sair daí rápido, você vai fazer réu um homem inocente, o presidente Lula. Saia rápido, Zé". Quando todos pensaram que Roberto Jefferson estava apenas fazendo jogo de cena, eis que José Dirceu prontamente saiu. Mais estranhamente ainda, a partir desse dia, José Dirceu "tomou chá de sumiço", agindo como se tivesse voltado à clandestinidade. Se a sua estratégia era de "se fingir de morto", infelizmente "o tiro saiu pela culatra", pois sua clausura serviu apenas para extrapolar o interesse da mídia e do público pelo depoimento que irá prestar ao mesmo Conselho de Ética. O Brasil vai parar para ver.
sábado, 30 de julho de 2005
SOU OBRIGADO A ADMITIR: ROBERTO JEFFERSON FALOU A VERDADE
A maioria dos depoimentos prestados na CPI dos Correios tem se caracterizado pela mentira e pelo cinismo com que alguns convocados se comportam perante aquele colegiado. Parece incrível, mas somos obrigados a concordar que em apenas duas seções, nas que ouviram o deputado federal Roberto Jefferson e a secretária Fernanda Sommagio, os depoente parecem ter falado mais verdades do que mentiras. Em todas as demais, com Marcos Valério, Delúbio Soares, Silvio Pereira e Renilda de Souza, viu-se um festival de "performances cênicas", cuidadosamente ensaiadas com os advogados, com o propósito de escamotear a verdade. É triste ter de concluir que Roberto Jefferson, que todos acharam que tinha falando um monte de "maluquices", estava absolutamente certo em quase tudo que falou.
sexta-feira, 29 de julho de 2005
REUNIÃO SECRETA DE DELCÍDIO AMARAL COM JOSÉ DIRCEU: TEM CHEIRO DE PIZZA NO AR
É um absurdo que o senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios, não se dê conta do quanto é antiética a sua postura ao atender uma "convocação" feita pelo ex-ministro José Dirceu, chamando-o para uma reunião, sem testemunhas, em seu apartamento. É preciso que alguém avise a Delcídio Amaral que José Dirceu já foi exonerado da Casa Civil, tendo deixado de ser o "todo poderoso" do Planalto do Planalto, tendo voltado ao seu mandato de deputado federal, exatamente com o intuito de se defender das gravíssimas acusações de envolvimento no esquema de Caixa 2 do PT. Ao aceitar se reunir a portas fechadas com José Dirceu, o senador Delcídio Amaral levanta gratuitas suspeitas em relação a lisura e isenção com que esteja atuando na condução dos trabalhos da CPI.
quinta-feira, 28 de julho de 2005
BRASILEIRO MORTO EM LONDRES: DE QUEM É A CULPA?
O Brasil adora viver no mundo do faz de contas. Vejamos o episódio do jovem brasileiro, que tendo de deixar sua terra, sua família e seus amigos, em busca de melhores condições de vida no exterior, foi surpreendido pela morte em uma estação do metrô londrino, friamente assassinado, em um surto de incompetência, por daquela que se diz a melhor polícia do mundo. É cruel que a família daquele jovem, que foi obrigado a buscar "asilo econômico" em outro país, por absoluta falta de oportunidade em sua pátria, veja-o voltar para casa enrolado em uma bandeira, recebendo honrarias e homenagens daqueles mesmos governantes que não tiveram competência, ou honestidade de propósitos, para combater o desemprego que assola o Brasil. A polícia londrina apertou o gatilho mas não é a única responsável. Quem condenou aquele jovem ao exílio, não está totalmente isento de culpa.
CPI DOS CORREIOS: DEPOIMENTO DE RENILDA DE SOUZA
É impressionante como alguns membros da CPI dos Correios conseguem transmutar seus conceitos de análise, de acordo com as conveniências políticas envolvidas no tema. Chama a atenção a desfaçatez com que alguns parlamentares demonstram profunda indignação pelo fato de Renilda de Souza, mulher e sócia de Marcos Valério, desconhecer detalhes da vida profissional do marido, ao mesmo tempo que candidamente aceitam a tese de que o Diretório Nacional do PT desconhecia as "maracutaias" praticadas por Delúbio Soares e Silvio Pereira. É tudo jogo de cena, pois para qualquer observador medianamente atento, e que consiga manter um mínimo de isenção, fica fácil perceber que tanto Renilda de Souza quanto os dirigentes petistas, estão com "conversa mole pra boi dormir".
quarta-feira, 27 de julho de 2005
DIFERENÇAS ENTRE OS DEPOIMENTOS DE FERNANDA SOMMAGIO E RENILDA DE SOUZA
Renilda de Souza, esposa de Marcos Valério, durante o seu depoimento na CPI dos Correios, "deu um banho" nos presentes. Utilizando-se estrategicamente da postura de mulher frágil e alienada, manipulou a vontade, conseguindo inclusive, em diversas ocasiões, constranger os inquiridores, fazendo-os pedir desculpas pelo "incômodo causado". O mais cruel foi perceber o quanto o tratamento que é dado a cada depoente, varia na dependência do seu "status". Faça-se uma comparação entre os depoimentos da secretária Fernanda Karina e da "madame" Renilda de Souza, e ficará evidente a diferença de comportamento dos parlamentares diante de ambas as testemunhas. Enquanto com a primeira foi "pau pra comer sabão, e pau pra saber que sabão não se come", com a segunda o que se viu foi um festival de "rapapé".
CPI DOS CORREIOS: O MAPA DA MINA ESTÁ NAS PROVAS DOCUMENTAIS
Está claro que os depoimentos prestados na CPI dos Correios, valem muito mais como espetáculo televisivo do que como instrumento de investigação, principalmente quando sabemos que a maioria dos depoentes, acobertados por Hábeas Corpus preventivos, comparecem diante da CPI com o propósito específico de confundir os fatos, através da apresentação de versões claramente mentirosas. Em vista disso, creio que a CPI dos Correios deveria concentrar seus esforços na análise dos documentos angariados, pois aí está o "mapa da mina". Para quem agia com total e absoluto senso de impunidade, como faziam os dirigentes petistas recentemente afastados, não é difícil acreditar que tenham deixado claríssimos rastros de todas as suas "tenebrosas transações".
terça-feira, 26 de julho de 2005
MARCOS VALÉRIO E A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Confesso que não restou nenhuma frustração em relação ao depoimento de Renilda de Souza, mulher e sócia de Marcos Valério, na CPI dos Correios, até porque tinha a certeza de que ela diria não saber de nada a respeito das atividades do marido, seguindo a mesma estratégia que foi adotada pelos dirigentes petistas, quando alegaram desconhecer as "maracutaias" promovidas por Delúbio Soares. Aliás, a alienação dos ex-dirigentes petistas e de Renilda de Souza em relação a "dinheirama" envolvida nos escândalos petistas, são semelhantes, na medida que, em ambos os casos, prevaleceu a cômoda postura de usufruir ativamente das benesses, sem que houvesse sequer a curiosidade em relação a origem. Será que acreditaram que Marcos Valério fosse a personificação da "galinha dos ovos de ouro"?
ESCÂNDALOS PETISTAS: QUEM ESTÁ A SERVIÇO DE QUEM?
Por ocasião do depoimento da ex-secretária do publicitário Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio, na CPI dos Correios, alguns deputados petistas tentaram de todas as formas constranger a depoente, principalmente através de capciosas perguntas sobre quem estaria pagando o seu advogado, numa óbvia tentativa de demonstrar que a depoente estaria "prestando serviço" a alguém. Alguns dias depois, pude testemunhar a desfaçatez daqueles mesmos deputados petistas, ao considerarem absolutamente normal que o PT "bancasse" o caríssimo advogado que acompanhou Silvio Pereira e Delúbio Soares durante seus depoimentos, apesar do partido garantir que os dois teriam agido sempre por conta própria, sem que a legenda tenha nada haver com suas "maracutaias". Estranho, muito estranho!
segunda-feira, 25 de julho de 2005
ESCÂNDALOS PETISTAS: COLOCANDO AS COISAS NOS DEVIDOS LUGARES
É preciso que se acabe com essa mania de achar que alguém, só porque milita na esquerda, e tenha lutado pela redemocratização do Brasil, está definitivamente "vacinado" contra a possibilidade de enveredar pelos caminhos da corrupção. De nada adianta o presidente Lula ficar fazendo proselitismo em torno das gravíssimas acusações que hoje atingem o PT, principalmente ao insistir na insólita tese de que tudo não passaria de "armação das elites", visando desestabilizar o seu Governo. Vamos deixar claro que o fato de alguém ceder a tentação de "meter a mão no dinheiro público", independe da sua origem genética, formação acadêmica, base cultural ou viés ideológico, mas sim dos conceitos éticos e morais que tenham sido agregados a sua rotina de vida.
domingo, 24 de julho de 2005
PASSANDO DE 31 DE JULHO PARA 01 DE SETEMBRO, PULANDO AGOSTO
O mês de agosto é "tido e havido" como um mês trágico para a política brasileira. Só para que se tenha uma idéia da magnitude das crises institucionais que nossa jovem República já teve de enfrentar no oitavo mês do ano, podemos destacar dois ex-presidente já tiveram seus governos precocemente interrompidos, em pleno mês de agosto: Getúlio Vargas, que cometeu o suicídio em 24/8/1954, e Jânio Quadros, que renunciou em 21/8/1961. Mesmo não sendo supersticioso, apenas por prevenção, diante da crescente instabilidade provocada pelos "escândalos petistas", gostaria muito se pudéssemos pular o mês de agosto, passando do dia 31 de julho, direto para o dia 01 de setembro. Afinal de contas, seguro morreu de velho!
CPI DOS CORREIOS: DEPOIMENTO DA MULHER DE MARCOS VALÉRIO
É até compreensivo que Justiça Federal tivesse considerado que Marcos Valério, Delúbio Soares e Silvio Pereira eram indiciados na CPI dos Correios, facultando-lhes então o direito, através de hábeas corpus preventivo, de não darem respostas que pudessem ser transformadas em provas contra eles. Entretanto, esse mesmo raciocínio não pode ser usado em relação a mulher de Marcos Valéria, Renilda Santiago, que não está sendo acusada de nada, e foi claramente convocada como testemunha. Espera-se que o STF tenha o bom senso de perceber, e respeitar, as claríssimas diferenças entre o depoimento marcado para a próxima terça-feira, e os anteriores, evitando-se que novamente o Brasil seja constrangido a assistir a um novo festival de cinismo.
sábado, 23 de julho de 2005
ESCÂNDALOS PETISTAS: MARCOS VALÉRIO É O ELO FRACO DA CORRENTE
Tenho que certeza de que a CPI dos Correios pegará o "fio da meada" através do depoimento da esposa do empresário Marcos Valério. Seguramente o ponto mais fraco de todo esse esquema é exatamente a falta de compromisso ideológico que sempre moveu essa peça da engrenagem. Se Delúbio Soares pode, embora eu ache difícil, sacrificar-se em defesa do projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, motivado pelas suas lembranças de militância, compromissos de amizade, promessas de proteção etc, o empresário Marcos Valéria sabe muito bem que na hora "do pega pra capar", vai ficar absolutamente sozinho, sem ter a solidariedade de um único petista, nem mesmo para fazer uma visitinha na prisão. Pressione-se Marcos Valério, que quando ele se vir acuado, definitivamente perdido, vai entregar todo mundo.
sexta-feira, 22 de julho de 2005
INVESTIGAÇÕES DA CPI DOS CORREIOS CAUSARÁ EFEITO DOMINÓ
Na medida em que as investigações avançam, e novos documentos bancários vão sendo revisados pela CPI dos Correios, teremos uma seqüência de parlamentares, que antes garantiam não ter nenhuma ligação com o esquema de caixa 2 pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, mas que serão flagrados pelos fatos. Um bom exemplo é o ex-líder do PT na Câmara, deputado Paulo Rocha (PA), que quando ainda era movido pela sensação de impunidade, jurou "de pé junto" que era um mentirosa a inclusão de uma assessora sua na lista dos apaziguados de Marcos Valério. Agora, quando os documentos comprovam a veracidade da acusação, renuncia a liderança do PT, como se que isso fosse punição o bastante para purgar o seu crime. Está enganado deputado, o buraco é bem mais embaixo...
ESTRANHOS RELACIONAMENTOS ENTRE OS PERSONAGENS DOS ESCÂNDALOS PETISTAS
Começo a acreditar que esse escândalo que atualmente abala a República é muito mais sério do que se pensa. Até agora somente havia atentado para a ocorrência de envolvimentos políticos, éticos e morais entre os principais personagens, porém, tendo em vista as inacreditáveis revelações que vão surgindo, sou forçado a acreditar que exista um forte componente sexual em todo esse episódio. Vejamos 2 exemplos: 1) Só a mais tresloucada das paixões justificaria que o empresário Marcos Valério ficasse cego ao ponto de ser fiador de Delúbio Soares, em empréstimos que remontam a quase 100 milhões de Reais; 2) Só a embriaguez do amor poderia fazer com que um empresário baiano, presenteasse Silvio Pereira com um carro importado, custando mais de 70 mil reais. Rendo-me a emoção: O amor é lindo!
quinta-feira, 21 de julho de 2005
ESCÂNDALOS PETISTAS: O USO DO COLETIVO PARTIDÁRIO COMO ESCONDERIJO
A forma como os líderes do PT estão enfrentando a crise que atualmente se abate sobre o partido, é antes de mais nada uma maldade e uma covardia para com os milhões de filiados, militantes e admiradores que o partido acumulou em seus 25 anos de história. Ao optar por dificultar as investigações, na vã tentativa de proteger os verdadeiros responsáveis pelas maracutaias publicamente assumidas pelo ex-tesoureiro, Delúbio Soares, a Direção Nacional do PT coloca na "vala comum" dos suspeitos, todos aqueles que um dia resolveram se agregar, direta ou indiretamente, aos sonhos petistas. O constrangimento é generalizado, e só acabará quando todos os culpados forem impedidos de fazer uso da estratégia de se misturar ao coletivo partidário, como forma de proteção contra os rigores da Lei.
DEPOIMENTO DE DELÚBIO SOARES NA CPI DOS CORREIOS
A postura do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, diante da CPI dos Correios é uma demonstração patente da empáfia que levou o partido ao fundo do poço em que se encontra. Ao conseguir junto ao STF um hábeas-corpus preventivo para comparecer ao interrogatório, o depoente abusou do direito de ser irônico e sarcástico na elaboração das respostas, comportando-se como se pouco estivesse ligando para a importância do momento que estava vivendo. Pelo menos em uma coisa o sr. Delúbio Soares foi justo durante o seu depoimento, na medida em que tratou com igual descaso e desconsideração, tanto os parlamentares oposicionistas, motivados pela busca da verdade, quanto os deputados e senadores pertencentes ao bloco de apoio ao governo, movidos por magnânima condescendência com os fatos.
quarta-feira, 20 de julho de 2005
A FRUSTRAÇÃO DOS ELEITORES DIANTE DOS ESCÂNDALOS PETISTAS
A catastrófica situação em que hoje se encontra o PT, abalado pelas estapafúrdias declarações do seu ex-tesoureiro Delúbio Soares, confessando cinicamente a montagem de um gigantesco esquema de caixa 2, criado especificamente para financiar as campanhas eleitorais do partido, tem repercussão em todos os segmentos de esquerda. Engana-se quem acreditar que a ridícula desculpa de que as ilegalidades cometidas pelo PT, por serem práticas ditas comuns na política brasileira, serve para diminuir a frustração daqueles que confiaram no partido. A credibilidade adquirida pelo PT provinha exatamente do fato de que o eleitorado acreditava na possibilidade de que ele era DIFERENTE. Eu, que um dia resolvi "não ter medo de ser feliz", hoje temo que a minha alegria dure pouco.
terça-feira, 19 de julho de 2005
A CPI DOS CORREIOS TEM DE EXIGIR RESPEITO AOS SEUS TRABALHOS
Tenho assistido a quase todos os depoimentos na CPI dos Correios, mas confesso que após a vexatória audiência com publicitário Marcos Valério, fiz a promessa de não mais acompanhar a interrogatórios nos quais os depoentes tenham obtido a concessão de hábeas-corpus preventivo junto ao STF, garantido-lhes o direito de mentir. Particularmente, entendo que sempre que tal situação se concretizar, os membros da CPI dos Correios deveriam, em sinal de protesto, usar o seu tempo regimental para fazer a análise dos fatos, negando-se a dirigir perguntas ao depoente. Desta forma relembraríamos uma situação vivida durante a ditadura militar, quando alguns jornais, reagindo contra a censura, ocupavam os espaços dos quais os censores retiravam as matérias jornalísticas, com receitas culinárias ou poemas.
segunda-feira, 18 de julho de 2005
A CPI DOS CORREIOS MERECE RESPEITO
É um absurdo que a CPI dos Correios tenha de ouvir o ex-secretário geral do PT, Silvio Pereira, e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, nas audiência marcadas para esta semana, com os dois depoentes acobertados por hábeas-corpus preventivos, requeridos junto ao STF, garantindo-lhes a possibilidade de mentir a vontade. Se a Justiça Federal conceder aos dois petistas o direito de prestar depoimento sem compromisso com a verdade, assim como antes permitiu ao publicitário Marcos Valério, seria melhor que a CPI dos Correios cancelasse as sessões, evitando-se que, mais uma vez sejam todos levados ao ridículo, tendo de aturar a constrangedora situação de ouvir "baboseiras" proferidas por elementos que, na vã tentativa de defender o indefensável, estarão decididos a fazer todo mundo de bobo.
EDUARDO CAMPOS E A UNIFICAÇÃO DAS ESQUERDAS PERNAMBUCANAS
Com a inesperada saída do deputado federal Eduardo Campos do Ministério das Ciência e Tecnologia, o quadro eleitoral das forças que fazem oposição ao governador Jarbas Vasconcelos, fica significativamente alterado, em relação ao que estava desenhado. Como é público e notório o desconforto que o PT enfrenta em Pernambuco, com dois dos seus melhores quadros disputando, a cada dia que passa de forma menos sutil, um verdadeiro "cabo de guerra", para ver quem será o indicado para representar o partido, a candidatura de Eduardo Campos poderá vir a ser encarada pelo Palácio do Planalto, de acordo com o andamento da campanha de reeleição do presidente Lula, como um importante fator de unificação das esquerdas em Pernambuco. No tabuleiro de xadrez da política, esse é um lance absolutamente plausível.
domingo, 17 de julho de 2005
ALDEMAR PAIVA: O HOMEM QUE DISSE QUE PERNAMBUCO ERA MEU
Acompanho com especial interesse a repercussão que a mídia está dando ao lançamento do livro "Pernambuco você é meu", de autoria de Jota Alcides, contando a trajetória do programa que Aldemar Paiva, um dos ícones da radiofonia pernambucana, manteve no ar durante 25 anos, a partir de 1952. A voz de Aldemar Paiva faz parte da minha memória auditiva, pois foi meu primeiro contato com Pernambuco. Na manhã de 07/12/1968, quando vinha "de mala e cuia" para o Recife, viajando com meu pai, um Funcionário Público Federal que fora transferido do Rio de Janeiro, consegui sintonizar o programa de Aldemar Paiva. Foi um santo remédio! Eu, então um jovem com 18 anos, que resistia a idéia de morar no Recife, como que por encanto, tive a certeza de que Pernambuco era o meu lugar. A vida mostrou que eu estava certo.
sábado, 16 de julho de 2005
ESCÂNDALOS POLÍTICOS: A PACIÊNCIA DO POVO ESTÁ NO LIMITE
Não tenho dúvidas de que a explosão de vandalismo ocorrida na avenida Paulista, em São Paulo, imediatamente após ao término do jogo que definiu o campeão da Taça Libertadores da América, é um claro sinal de que a paciência popular está no limite, com o povo crescentemente indignado com as incríveis espoliações que as elites políticas/econômicas estão fazendo ao patrimônio público, na maioria das vezes na mais completa impunidade. Encare-se a sociedade brasileira como algo análogo a um vulcão que está muito próximo da erupção final. Os sinais de que a pressão contida na cratera está chegando ao seu limite, estão sendo exteriorizados com absoluta clareza. Só não percebe quem não quer!
sexta-feira, 15 de julho de 2005
OPERAÇÃO NARCISO: ÊTA NOMEZINHO BEM ESCOLHIDO, SÔ!
Nenhum nome poderia ter sido mais apropriado para designar a invasão feita pela Polícia Federal na Loja Daslu, em São Paulo, do que a denominação "Operação Narciso". A cinematográfica operação policial, com a participação de um contingente incompatível com os riscos envolvidos da ação, caracterizam um triste espetáculo de abusivo uso da força. O que se presenciou após o cumprimento da "arriscadíssima missão" das forças policiais, foi um verdadeiro festival de vaidades, com delegados, agentes e até mesmo autoridades do Judiciário, nitidamente preocupados em usufruir ao máximo dos seus 15 minutos de fama, postando-se sob os holofotes da grande mídia. Mais narcisismo do que isso, é impossível.
quinta-feira, 14 de julho de 2005
REFORMA MINISTERIAL ATINGE HUMBERTO COSTA E EDUARDO CAMPOS
Qualquer observador minimamente atento, poderá perceber as diferenças que cercam os dois pernambucanos que foram afastados pela reforma ministerial promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fica claro que, enquanto o ex-Ministro da Saúde, Humberto Costa, deixou o cargo com o prestígio abalado, pois, além de ser vítima de um longo e cruel "processo de fritura", não teve qualquer ingerência na escolha do seu substituto, o ex-ministro Eduardo Campos, deixou a função com o seu nome "em alta", inclusive tendo o direito de continuar controlando a estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da total liberdade para indicar o seu sucessor, o físico Sérgio Rezende, um homem da sua inteira confiança.
DIRETOR-GERAL DA ABIN DESRESPEITA O PODER LEGISLATIVO, E AGORA?
Espero que o Congresso Nacional haja com inquestionável rigidez nesse episódio em que o diretor-geral da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, em um documento oficial, classificou a CPI Mista dos Correios de picadeiro, e seus membros de "bestas-feras". Uma tal demonstração de desrespeito para com o Poder Legislativo, escancara para toda a sociedade o quanto os membros da "comunidade de informação", enclausurados em seu "mundinho de trevas", consideram-se acima do bem e do mal. É bom que não se deixe esse fato cair no esquecimento, de modo que seja possível, sem mais delongas, fazer com que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão ao qual a ABIN está vinculado, chame o feito à ordem.
quarta-feira, 13 de julho de 2005
SAÚDE PÚBLICA: SEGURADO MORRE APÓS PASSAR HORAS MENDIGANDO SOCORRO
Que não se tente culpar a fatalidade pela morte do aposentado que morreu na emergência cardiológica do Hospital Oswaldo Cruz, após padecer por mais de três horas, com fortes dores no peito, aguardando a vez de ser atendido. A morte deste cidadão tem como culpados os gestores da Secretária de Saúde de Pernambuco, que em uma atitude irresponsável resolveram fechar o setor de emergência cardíaca do Hospital Agamenon Magalhães, fazendo com que toda a população do Recife fique na dependência de um único posto de atendimento cardiológico gratuito. Só mesmo a insensibilidades com que a burocracia estatal encara os problemas vividos pelo povo, pode gerar a absurda situação de que um paciente com dores no peito, chegar com vida ao hospital, e morrer à mingua, mendigando por atendimento médico.
REFORMA MINISTERIAL: TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA
Acredito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu uma ótima oportunidade para dar um choque de competência e moralidade em seu governo, durante a execução dessa tal Reforma Eleitoral. Se tivesse optado em escolher seus novos ministros a partir de critérios que buscassem a maximização da eficiência em cada pasta, seguramente teria contribuído significativamente para a melhora da imagem pública do executivo. Infelizmente, mais uma vez as escolhas obedeceram prioritariamente aos parâmetros políticos/eleitorais, havendo muito mais o interesse em satisfazer alguns caciques, a exemplo de José Sarney e Renan Calheiros, do que em atender as necessidades da nação e do povo.
terça-feira, 12 de julho de 2005
MILITÂNCIA POLÍTICA: SERÁ QUE VALEU A PENA
Hoje com 54 anos, tendo militado na política desde os 16, confesso que estou cansado. Após absorver, e superar, inúmeras decepções ao longo da vida, percebo que estou sendo vencido pelos últimos acontecimentos. Com extrema nostalgia, lembro-me que na segunda metade da década de 60, quando fazer oposição ao regime militar era uma atividade particularmente perigosa, conseguia motivação para a luta principalmente através da admiração que nutria por José Dirceu, então um exponencial líder da resistência estudantil contra a ditadura. Os tempos mudaram. Agora resta a amargura de recitar os versos imortalizados por Belchior, em "Como Nossos Pais": "Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude, está em casa, guardado por Deus, contando o vil metal".
segunda-feira, 11 de julho de 2005
CPI DOS CORREIOS: EFEITOS DA TRANSMISSÃO DIRETA PELA TV
Alguns dos maiores índices de audiência da televisão brasileira nos últimos dias, tem sido durante as transmissões dos depoimentos apresentados no Conselho de Ética e na CPI dos Correios, diretamente do Congresso Nacional. Esse é um fato novo, que seguramente tem influenciado positivamente no andamento dos trabalhos, até porque os congressistas sabem que estão sendo monitorados por uma significativa parcela dos eleitores, notadamente aqueles que se convenciona chamar de formadores de opinião. Entenda-se definitivamente que essas transmissões, além de manter os trabalhos sob os olhares críticos da população, interferirá diretamente no futuro dos parlamentares envolvidos, pois faculta ao povo o acesso direto a verdade dos fatos, livrando-o de ficar a mercê das versões oferecidas pela mídia.
ESCÂNDALOS PETISTAS: A POLÍCIA FEDERAL ENTRA EM CENA
Com a devida desculpa do ministro da justiça, Márcio Thomaz Bastos, quero deixar claro que o seu discurso informando do envolvimento da Polícia Federal ns investigações das denúncias que atualmente atingem o PT, em nada tranqüiliza a população brasileira. Infelizmente, depois de vermos agentes da ABIN (Agencia Brasileira de Informações), envolvidos em atividades ilícitas, a exemplo das que aconteceram quando das gravações que deram ensejo a CPI dos Correios, fica difícil acreditar que a Polícia Federal possa agir com autonomia e isenção. Deixo claro que confiança não se impõe, se conquista. Assim sendo, só o tempo, as atitudes e os resultados obtidos, poderão fazer com que a Polícia Federal seja um órgão verdadeiramente confiável, em termos de investigações que envolvam a área governamental.
terça-feira, 28 de junho de 2005
DEPOIMENTO DA SECRETÁRIA FERNANDA SOMAGGIO
Assistindo ao depoimento de Fernanda Somaggio, ex-secretrária do publicitário Marcos Valério, na Comissão de Ética da Câmara, como testemunha do processo movido contra o deputado federal Roberto Jefferson, pelas denúncias do escândalo do mensalão, fica clara a passividade da atuação de alguns dos inquisidores, muito mais preocupados em desmerecer a testemunha, do que em esclarecer o fatos narrados pela mesma. Alguns deputados chegaram ao cúmulo de criticarem asperamente a depoente, pelo fato dela não ter apresentado denúncia dos fatos ao Ministério Público. Quanta hipocrisia! Se parlamentares, ministros e até mesmo o ´presidente Lula, ao tomar conhecimento dos fatos, não apresentaram denúncia ao Ministério Público, prevaricando em suas responsabilidades, como criticar uma simples secretária, por tido medo de se meter em tamanho "imbróglio".
segunda-feira, 16 de maio de 2005
O BRASIL VIVE NA PRÉ-HISTÓRIA DO SANEAMENTO BÁSICO
Para um país que deseja ser visto internacionalmente como potência emergente, inclusive com direito a pleitear a liderança do Mercosul, e um lugar efetivo no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil precisa estar mais atento para alguns indicadores internos, a exemplo do seu vexatório índice de saneamento básico, análogo aos mais pobres países africanos. Como pode ser considerado emergente, um país em que 80% dos seus municípios não dispõe de qualquer tipo de tratamento de dejetos, os quais são despejados "in-natura", acarretando inaceitáveis patamares de poluição ambiental. Que o governo brasileiro dê prioridade ao seu "dever de casa", tirando-nos da pré-história do saneamento básico, para depois então, com absoluta justiça, ocupar o lugar que lhe é de direito no rol das grandes nações.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2005
NILO COELHO: UM EXEMPLO DE ÉTICA NA VIDA PÚBLICA
Nestes dias nebulosos para a política brasileira, quando alguns deputados e senadores participam da CPI dos Correios, com o único propósito de formar barreiras que dificultem o desvendamento dos fatos, deixando de lado a sua obrigação patriótica, para priorizar a sua obrigação partidária, ficamos realmente preocupados com o encaminhamento das investigações. Diante de tamanha demonstração de falta de compromisso com a coisa pública, lembramos o exemplo do falecido senador Nilo Coelho, que, enquanto presidia uma sessão plenária do Congresso, ao se sentir pressionado por correligionários, insistindo que ele fizesse valer a sua condição de presidente do partido que então dava sustentação ao governo, reagiu com altivez: "Aqui não sou o Presidente da ARENA, aqui sou o Presidente do Congresso Nacional".