terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PARA O AMERICANO MÉDIO, O BRASIL CONTINUA UM ILUSTRE DESCONHECIDO

Antigamente, dizia-se que o Brasil era desconhecido pela maioria dos norte-americanos, muitos dos quais teriam a certeza de que nossa capital seria Buenos Aires. Na medida em que o Brasil começou a ganhar “projeção internacional”, os ufanistas brasileiros passaram a garantir que essa vexatória situação havia sido ultrapassada, até porque a propaganda governamental se encarrega de cotidianamente propalar dados que colocando o Brasil como membro da vanguarda do mundo. Pura enrolação! Em recente viagem aos Estados Unidos, mais uma vez constatei que a falta de interesse dos norte-americanos pelo Brasil continua a mesma. Na verdade, ao contrário do que veiculam os boletins governamentais, nosso país é basicamente conhecido nos Estados Unidos por estar em destaque nos “folders” distribuídos pelas agências de viagens, como parada preferencial para quem está em busca de “turismo sexual”. Seguramente, essa foi a motivação do comentário feito pelo ator Robin Willians, em um dos programas de maior audiência da TV americana, que ao abordar a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, foi taxativo: "Claro que o Rio ganhou de Chicago a sede das Olimpíadas. Chicago levou Michele e Oprah e o Rio levou 50 strippers e 500g de cocaína". Em suma, o Brasil continua sendo um país associado ao exótico e/ou pitoresco. A mudança é que se ontem achavam que nossa capital era Buenos Aires, hoje alguns pensam que é Bogotá.

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