"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



terça-feira, 27 de agosto de 2002

UTOPIAS

Lendo o texto do jovem Diogo Silva dos Santos, de 13 anos, residente em Porto Alegre-RS, publicada na coluna Fala Povo do dia 26/08/02, fui arremetido aos meados da década de 60, ocasião em que, também um jovem entusiasmado e sonhador, iniciei minhas atividades políticas, como vice-presidente de grêmio estudantil do colégio em que fazia o então curso ginasial. Naqueles conturbados tempos, quando romanticamente pensava que o governo militar já havia atingido o limite das suas violentas formas de perseguições aos opositores do regime, tive a oportunidade de estabelecer primórdios dos princípios cívicos, éticos e morais que iriam balizar as minhas atitudes pela vida afora. A intervenção de Diogo serve para demonstrar que nem tudo está perdido, pois comprova que os jovens de hoje, tal qual os de ontem, continuam em busca de ideologias que possam aplacar a sua indignação com as desigualdades sociais e interferir positivamente no estabelecimento da sua cidadania. A minha alegria é ter a certeza de que jovens conscientes como Diogo verão horizontes que eu somente consigo ver em meus momentos de plena utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário