"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AFINAL, QUAL SERÁ A EXPLICAÇÃO PARA O "DUELO" ENTRE POLICIAIS NO RECIFE?


Quase uma semana depois do tiroteio entre policiais civis e agentes da Polícia Federal, ocorrido em Pernambuco, resultando na morte de um experiente Agente Federal, e graves ferimentos em outro, nenhuma explicação minimamente aceitável foi fornecida por nenhum dos órgãos envolvidos nas investigações do episódio. Até agora, o que os pernambucanos estão vendo é um festival de conversa mole, com membros das duas instituições exercitando claramente o "espírito de corpo", ao investir em um ridículo "ping pong"´, onde a culpa é jogada de um lado para o outro, ou, pior ainda, induzida a ser aceita como uma fatalidade. Na verdade, o que sobra dessa cortina de fumaça que tentam lançar sobre o episódio, é a impressão de tenha ocorrido um confronto acidental, decorrente da forma individualista como que cada uma das instituição trabalhava no mesmo caso. O problema talvez derive do fato que alguns "gênios" da área de Segurança Pública em Pernambuco teriam resolvido instituir uma tal premiação extra, em dinheiro, a ser "faturada" por policiais responsáveis pela apreensão de drogas, fazendo com que membros das diversas instituições policiais, que deveriam trabalhar em plena sintonia, passassem a disputar entre si o privilégio de prender traficantes e/ou apreender drogas, para poder auferir os tais prêmios. Será que essa "idéia de jerico", resolvendo fazer com policiais algo análogo ao que fazem os "cartolas do futebol" com os seus atletas, viciando-os a jogarem em troca do famigerado "bicho", poderia, de alguma maneira, ter motivado esse "duelo" de polícia contra polícia?

2 comentários:

  1. Cara, seu texto sobre o assunto mostra que você não sabe NADA sobre investigação... o "duelo" ocorreu simplesmente porque as policias brasileiras não trocam informações, e elas não fazem isso por saberem que do outro lado pode haver corrupção, e a "informação" seria utilizada de forma errada, atrapalhando a investigação em andamento.

    O problema da "troca de informações" só será resolvido quando todas as polícias brasileiras estiverem livres do mal da corrupção, e isso só acontecerá, ou diminuirá, quando estas receberem um salário digno, maior do que a propina eventualmente paga por um traficante qualquer.

    Em Governador Valadares, a polícia federal deu 28 tiros em um carro descaracterizado da polícia militar, que fazia "investigação" (atribuição que não é da PM).

    Seu texto mostrou simpatia pela PF ("um experiente agente da PF") e antipatia pela Polícia Civil.
    Deveria saber que os índices de apuração das PC's do Brasil, FRENTE A FALTA DE PESSOAL E FALTA DE RECURSOS, é um verdadeiro milagre, digno de países desenvolvidos...

    ResponderExcluir
  2. Por que vc n utiliza seu tempo vago, q m parece muito grande, para mostrar reportagens q ilustram o quanto nosso país é vagabundo e sem vergonha, onde menor de idade tem licença p matar/roubar/estuprar e o trânsito n leva ninguém p cadeia, independentemente do crime e das circunstâncias???

    ResponderExcluir