"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



domingo, 3 de julho de 2011

ITAMAR FRANCO: NESSE BRASIL TIRIRICA, COMO SEMPRE, DEPOIS DE MORTO, TODOS SÃO HERÓIS


É deprimente o cinismo com que grande parte da imprensa, e dos políticos brasileiros, mudam de opinião sobre as pessoas, de acordo com as conveniências de cada momento. Vejamos o exemplo do que agora está acorrendo em relação ao ex-presidente Itamar Franco, que imediatamente após falecer, passou a ganha generosos espaços na mídia, e nos discursos dos políticos pilantras, exaltando suas mil e uma ações públicas. Infelizmente, esta mesma mídia, e esses mesmos políticos, que agora tecem loas ao velho Itamar, antes, quando ele ainda estava vivo, insistiam em tratá-lo como se fosse mais um "Forrest Gump da vida", um tipo que teria sido "bafejado pela sorte", ao ser escolhido para a vice de Fernando Collor de Mello, segundo muitos, exatamente por ser "inofensivo", e não representar perigo para o titular do cargo. Quis o destino, que com a queda de Collor, Itamar Franco tivesse a Presidência da República fortuitamente "colocada no seu colo", ocasião em que, conhecedor de suas limitações, teria tido o bom senso de deixar que o PSDB, tendo a frente o então ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, implantasse o "Plano Real", e livrasse o Brasil da bancarrota inflacionária, enquanto curtia seus dois anos de poder, restringindo-se, quase que exclusivamente, a fazer "figuração" em recepções e viagem oficiais, e em algumas badaladas festas públicas. Agora, depois de morto, o mesmo Itamar que antes foi continuamente ridicularizado por grande parte da mídia, e pela maioria dos seus pares, ganha honras e deferências de exemplar Chefe de Estado. Fala sério!

ATENÇÃO: Na foto acima, datada de 1994, o então presidente Itamar Franco, acompanhado da modelo Lilian Ramos, durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Gosto muito de você e o acompanho desde que entrei no Grupo MLB pelo Yahoo! Tenha uma linda semana e receba sempre o meu carinho, estou com o maior prazer te seguindo. Teus pots, são maravilhosos!

    ResponderExcluir