"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUANDO A CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VOLTARÁ A SER UMA "CASA DE RESPEITO"?


A áurea de respeitabilidade que sempre cercou Casa Civil da Presidência da República, um dos últimos baluartes da probidade na vida pública, deteriorou-se após a chegada do PT ao Palácio do Planalto. O fato é que enquanto antes, os titulares da pasta eram nomeados por conta de sua capacidade de articulação política, posto que o cargo, por ser diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo, equivale, nos regimes presidencialistas, equivalente à figura do primeiro ministro, nos regimes parlamentaristas, na "era petista", ao invés de ficarem restritos aos "temas Republicanos", passaram a "meter o dedo" em assuntos menos "edificantes", a exemplo da intermediação de "acertos" entre o Estado e empresas privadas.
Aí esculhambou geral! Enquanto em outros tempos os ministros da Casa Civil, por mais contestados que pudessem ser, em termos políticos, eram respeitados em relação a postura ética e moral, a exemplo de Darcy Ribeiro, Rondon Pacheco, Golbery do Couto e Silva, Leitão de Abreu e Marco Maciel, que saíram do cargo sem respingos de lama em suas biografias, depois da "entronização" de Zé Dirceu, os escândalos de corrupção viraram rotina na Casa Civil, inclusive com a atual ministra, acusada de ter feito "arrumadinho", quando da sua saída da Itaipu Binacional, para ganhar um "trocado" que não lhe era devido. Agora, dona Gleisi tenta resolver tudo com a simples devolução do dinheiro.
Nananinanão! Se continuar assim, daqui a pouco, qualquer "ladrãozinho pé de chinelo', quando pego pela polícia, vai querer devolver o "ganho", para ficar livre da pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário