"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ABSOLVIÇÃO DE JAQUELINE RORIZ PELO PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL: INFELIZMENTE, DEU A LÓGICA!


Nada mais natural do que a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), ameaçada de perder o mandato, por falta de decoro parlamentar, após ser flagrada em um vídeo, gravado em 2006, no qual "elazinha" aparece recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. Quem acreditava na possibilidade da condenação de Jaqueline Roriz, só pode ser daquele tipo de eleitor que continua acreditando em Papai Noel.
Ora minha gente, a deputada foi "julgada" por seus "pareceiros", que obviamente, principalmente por conta da imensa maioria ter o rabo preso, tinham mesmo que absolver a "pobrezinha", até mesmo para evitar que ela "botasse a boca no trombone", e desse o nome dos outros "bois que comeram no mesmo pasto, ou em pastos análogos.
Faça-me um favor! Uma votaçãozinha mequetrefe como essa, feita à portas fechadas, exatamente para evitar que os eleitores tomem conhecimento de quem apoiou a absolvição de Jaqueline, é uma desavergonhada forma de manter o povo brasileiro enganado a respeito da honestidade de seus representantes no Congresso. Fica a nítida impressão de que o episódio pode ser comparado a uma fábula moderna, na qual bando de raposas seria encarregada de julgar uma "raposinha", que teria tido o "azar" de ser pega enquanto "roubava galinhas no galinheiro".
Dá para, em uma situação dessas, pensar em outro resultado que não a absolvição? A resposta é: NÃO! Infelizmente, mais uma vez, deu a lógica!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DÁ PARA ACREDITAR EM UMA BASE ALIADA RESPALDADA EM ESQUEMAS DE "TOMA LÁ, DÁ CÁ"?


Seria cômico, se não fosse trágica, essa conversa mole da presidente Dilma, quando fala da sua base aliada.Ora, dona presidente, de que base aliada a senhora está falando? Afinal, o que existe no Congresso, dando sustentação política ao seu governo, não passa, no mais das vezes, de alguns "grupos" de deputados e senadores, tão descompromissados com sua gestão quanto com as normas estatutárias das legendas às quais estão "eventualmente" filiados.
Na realidade, toda a sustentação que a senhora chama de base aliada, resume-se a um amontoado de parlamentares que não estão nem aí para o Brasil, e muito menos para os brasileiros, interessando-se basicamente em saber quais serão as vantagens que poderão usufruir, juntamente com seus parentes e aderentes, nesse sórdido esquema de "toma lá, dá cá", em que foram transformadas as "negociações políticas" nesse país Tiririca.
Na verdade dona Dilma, esses congressistas não são seus aliados, e sim "estão seus aliados", pois uma aliança verdadeira e confiável exigiria a convergência de idéias e intenções, o que a senhora sabe que não é o caso. Esses parlamentares, falaciosamente chamados de base aliada, só permanecerão "fechados" com seu programa de governo enquanto estiverem conseguindo levar vantagens na implementação, pois ao primeiro sinal de que seus mesquinhos, e muitas vezes inconfessáveis, interesses pessoais possam ser minimamente arranhados, a debandada vai ser geral, pois inexistem compromissos políticos regidos por um mínimo de honestidade de propósitos. Estou errado?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUANDO A CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VOLTARÁ A SER UMA "CASA DE RESPEITO"?


A áurea de respeitabilidade que sempre cercou Casa Civil da Presidência da República, um dos últimos baluartes da probidade na vida pública, deteriorou-se após a chegada do PT ao Palácio do Planalto. O fato é que enquanto antes, os titulares da pasta eram nomeados por conta de sua capacidade de articulação política, posto que o cargo, por ser diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo, equivale, nos regimes presidencialistas, equivalente à figura do primeiro ministro, nos regimes parlamentaristas, na "era petista", ao invés de ficarem restritos aos "temas Republicanos", passaram a "meter o dedo" em assuntos menos "edificantes", a exemplo da intermediação de "acertos" entre o Estado e empresas privadas.
Aí esculhambou geral! Enquanto em outros tempos os ministros da Casa Civil, por mais contestados que pudessem ser, em termos políticos, eram respeitados em relação a postura ética e moral, a exemplo de Darcy Ribeiro, Rondon Pacheco, Golbery do Couto e Silva, Leitão de Abreu e Marco Maciel, que saíram do cargo sem respingos de lama em suas biografias, depois da "entronização" de Zé Dirceu, os escândalos de corrupção viraram rotina na Casa Civil, inclusive com a atual ministra, acusada de ter feito "arrumadinho", quando da sua saída da Itaipu Binacional, para ganhar um "trocado" que não lhe era devido. Agora, dona Gleisi tenta resolver tudo com a simples devolução do dinheiro.
Nananinanão! Se continuar assim, daqui a pouco, qualquer "ladrãozinho pé de chinelo', quando pego pela polícia, vai querer devolver o "ganho", para ficar livre da pena.

domingo, 28 de agosto de 2011

CORRUPÇÃO NO BRASIL: FAXINA NÃO BASTA! TEM DE SER FEITA UMA ASSEPSIA GERAL...


A corrupção e a roubalheira nesse Brasil Tiririca parece ser "um saco sem fundo". Quando os brasileiros pensam que já viram tudo em termos de maracutaias e armações realizadas por nossos governantes e políticos, eis que surge algum sacripanta, mais cínico e safado do que seus antecessores, e demonstra que pode aperfeiçoar mecanismos para dar o golpe nos cofres públicos. Diante dessa triste realidade, lembrei-me de uma frase, atribuída a um experiente senador peemedebista, que bem esclarece essa situação de crescente corrupção pela qual passa o Brasil, um país em que o povo, de tanto ser roubado e enganado por suas lideranças, parece estar "anestesiado", tornando-se vergonhosamente complacente com seus "algozes": "Sou obrigado a reconhecer que, com toda essa corrupção que teve de um tempo para cá, o que encontramos no governo Collor deveríamos ter enviado para o Juizado de Pequenas Causas". É isso aí! Quando os brasileiros elegeram os petistas para cargos de comando, acreditando naquela conversa mole de que essas caras eram os "paladinos da defesa da moral e da ética na vida pública", tinham esperança de que a "sujeira" seria eliminada, e o Brasil finalmente ficaria livre dos corruptos. Ledo engano! A sujeira foi transformada em "lixão", chegando ao ponto da presidente Dilma, que teria iniciado uma faxina para "diminuir" com imundice, já desistiu da empreitada, até porque entendeu, ou foi obrigada a entender, que essa tal faxina colocaria em destaque a "herança maldita" que recebeu de seu "padrinho político", o ex-presidente Lulla.

sábado, 27 de agosto de 2011

NA PRÁTICA, LOTEAMENTO DE MINISTÉRIOS E ESTATAIS NÃO DEIXA DE SER UMA FORMA DE "MENSALÃO"


Depois que a petralhada tomou conta da política brasileira, jogando na lata do lixo o pouco de decência que ainda restava no Executivo e Legislativo desse Brasil Tiririca, passamos a viver dias em que a corrupção passou a ser contumaz componente de "acertos" políticos, chegando ao ponto de transformar, de forma explícita, a nomeação de ministros, mesmo para áreas eminentemente técnicas, em moeda de troca para "adquirir" apoio de partidos políticos. Na verdade, essa prática de "lotear" ministérios, entregando-os, no mais das vezes em "regime de porteira fechada", para partidos da base aliada, nada mais é do que uma nova modalidade política tão indecente quanto era aquela que ficou conhecida como o "Escândalo do Mensalão". A diferença entre os esquemas antigo e atual, ambos usados com propósito de garantir maioria parlamentar para os projetos governistas, é que antes alguns deputados eram compradas no varejo, com negociações, e pagamentos, feitos de forma individual, enquanto que agora, nesse esquema de "rateio de ministérios", a compra é feita no atacado, entabulando-se a negociação com os donos de cada partido, responsabilizando-os para que, através da partilha dos cargos com os "seus" deputados, garantam os votos da "sua" bancada aos projetos governistas. Ou seja, mudaram a "fórmula", mas a essência continua igualmente descompromissada com princípios de ética e/ou moral na vida pública, mantendo-se, na prática, o mesmo indecente esquema de garantir apoio parlamentar através do "toma lá, dá cá". Alguma dúvida?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BAIXARIAS NO SENADO TRANSFORMAM O CONGRESSO EM CASA DE MÃE JOANA


Diante de toda aquela baixaria encenada no plenário do Senado, por ocasião de um chulo bate boca entre um senador do PSDB e o líder do Governo Dilma Rousseff, o senador Humberto Costa, do PT pernambucano, por conta de divergências quanto a abertura de uma CPI para apurar os inúmeros casos de corrupção envolvendo as gestões petistas, ficou clara a mudança de postura dos governista em relação ao fato de serem insistentemente rotulados como corruptos. Se antes os petralhas fazia questão de negar veementemente a veracidade de qualquer caso de corrupção em suas gestões, parece que agora, talvez por conta da clareza com que os fatos estão sendo postos, renderam-se ao inquestionável e passaram a simplesmente negar a formação da CPI, não mais sob a antes convicta argumentação de que as corrupções não existiam, mas agora sob o falacioso princípio de que não aprovam a CPI como forma de evitar a criação de um palanque que possa ser eleitoralmente usado pela oposição. Como se vê, nem tudo está perdido! Pelo menos o episódio deixou claro que os petistas, diante de tantas e tão evidentes provas de envolvimento de governistas em casos de corrupção, resolveram mudar de estratégia, abrindo mão da intransigente defesa da honra e da ética de seus filiados, tal como faziam até bem pouco tempo, para simplesmente, a partir do uso de mecanismos regimentais, criar entraves que evitem, ou pelo menos dificultem, o estabelecimento de investigações parlamentares em relação as maracutaias fartamente denunciadas, e documentadas, pela imprensa.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SARNEY FOI FLAGRADO USANDO A COISA PÚBLICA, COMO SE FOSSE PRIVADA: GRANDE NOVIDADE!!!


Quando eu vi a imagem do ex-presidente Zé Sarney desembarcando do helicóptero da Polícia Militar do Maranhão, tive a falsa impressão de que o Brasil havia finalmente tomado vergonha na cara, e o senador estava sendo conduzido como prisioneiro. Infelizmente, ao tomar conhecimento do teor da matéria, percebi que o Brasil não só estava mais "desavergonhado" do que nunca, como também, pela "enésima" vez, havia sido feito de otário pelo mais antigo "marajá" ainda em atividade. Pior do que o fato do senador ser flagrado "zanzando pra lá e pra cá" em um veículo público, em um "passeiozinho particular", foi a cínica resposta que aquele senhor deu à imprensa, alegando que, como "otoridade da República", estaria "apenasmente" exercitando o seu direito de usar a "coisa pública" como se fosse privada. É claro toda essa maracutaia vai dar em nada, pois Sarney, sabe-se por conta de que poderes detém sobre Lulla e a camarilha petista, está no time daqueles que tudo podem, e tudo fazem, sem "estar nem aí" para o pensa a opinião pública. Afinal, nesse Brasil Tiririca, onde a democracia é feita com eleições nas quais votos são produtos de "vergonhosos escambos", sempre haverá alguma "Amapá da vida", pelo qual ele poderá garantir um novo mandato, seja para si, ou para mais um dos seus "herdeiros".

terça-feira, 23 de agosto de 2011

EXECUÇÃO DA JUÍZA PATRÍCIA ACIOLI: SERÁ QUE NESSE "FILME" SÓ TEM BANDIDOS?


Depois que a juíza Patrícia Acioli foi executada em São Gonçalo-RJ, a grande discussão da Justiça carioca é determinar se ela havia, ou não, solicitado proteção policial. Pense em uma discussãozinha "abestada"! Em primeiro lugar, qualquer idiota que milite no judiciário do Rio de Janeiro sabia, ou deveria saber, que a juíza Patrícia Acioli, por conta dos serviços prestados na luta contra o crime, era um dos alvos preferenciais de alguns dos mais importantes grupos criminosos do estado, entre os quais alguns que estão "acoitados" dentro da força policial, tal como acontece com a maioria dos grupos de milicianos, cujos chefes são, via de regra, oriundos de quartéis ou delegacias. Fico pensando se o fato dessa juíza não ter tido a tão propalada "proteção policial", não tenha sido exatamente um dos fatores que preservaram sua vida por mais algum tempo, pois agora foi esclarecido pela perícia que as balas usadas em sua execução provinham dos estoques da PM do Rio de Janeiro. Do jeito que a coisa vai, estamos caminhando célere para voltar ao tempo do "cangaço", quando para a população civil, não havia diferença entre "mocinhos" e bandidos, pois era maltratada, roubada, humilhada e morta pelo facínora que chegasse primeiro, fosse cangaceiro ou "macaco". Temo que chegue o dia, se é que já chegou em algumas favelas cariocas (essas mesmo que agora são cinicamente chamadas de "comunidades", como se a mudança de nome significasse mudança de fato), onde alguns cidadãos, ao invés de preferirem a proteção policial, optaram pela proteção "bandidal".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ELEIÇÃO DE NATALIE LAMOUR PARA A CÂMARA FEDERAL: QUANDO A ARTE IMITA A VIDA...


Em um país onde a educação é criminosamente sucateada, como parte de uma estratégia destinada a manter a maioria população analfabeta ou, pelo menos, analfabeta funcional, permitindo a farta utilização do "escambo eleitoral" como instrumento de domínio das massas, nada mais pertinente do que o uso de telenovelas como forma de esclarecimento público. No final da novela "Insensato Coração", o desfecho da personagem Natalie Lamour, um misto de alpinista social e prostituta de luxo, interpretada pela atriz Débora Secco, não poderia ser mais esclarecedor. Ao transformar uma cidadã totalmente desprovida de preceitos éticos e morais, em representante do povo na luta contra impunidade na vida pública, os autores deram uma aula de como funciona a política brasileira, na qual alguns "partidos nanicos", de formato cartorial, criados com o único propósito de garantir a sobrevivência, inclusive financeira, de alguns espertalhões, fazem ostensivo uso eleitoreiro de personalidades com grande exposição na mídia, como forma de angariar os votos através dos quais, por conta do instrumento do voto de legenda, conseguem garantir seus próprios mandatos. Do jeito que a coisa vai, ou o Brasil faz uma Reforma Política decente, acabando com os gigolôs de partidos, ou continuaremos "enxugando gelo", nessa vergonhosa rotina de eleger candidatos exóticos, que na maioria das vezes encaram o mandato como um mero "emprego", no qual acreditam prevalecer a tristemente famosa "Lei de Gerson". Será que é isso que os teóricos chamam de "Democracia"?

sábado, 20 de agosto de 2011

A SAGA DA PRESIDENTE DILMA, NA TENTATIVA DE ADMINISTRAR A SUA HERANÇA MALDITA


Será que ninguém notou a coincidência de que todos os ministros defenestrados, ou "ainda" não, pela presidente Dilma, invariavelmente por envolvimento em casos de corrupção, fazem parte da cota do ministério indicada pelo ex-presidente Lulla e seus mais próximos aliados? É isso aí! Antonio Palocci (Casa Civil da Presidência da República), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura) e Pedro Novais (Turismo), que está "pendurado no pincel", fazem parte do grupinho que foi "enfiado goela abaixo" na presidente Dilma, pelo seu antecessor, como parte do acordo estabelecido por conta do seu apoio na campanha presidencial. Será que alguém acha que todo aquele entusiasmo de Lulla pela eleição de Dilma foi de graça? Nananinanão! Nessa nojenta política brasileira, marcantemente pautada pela máxima do "toma lá da cá", é óbvio que, entre "otras cositas más", um dos compromissos assumidos por dona Dilma foi o de permitir participação direta do antigo presidente na nova gestão, principalmente através da indicação de alguns apaniguados para "cargos chaves". O problema é que na maioria dessas escolhas, prevaleceu o princípio de nomear ministros que teriam a tarefa específica de manter as sujeiras embaixo do tapete, evitando que viessem à tona as mil e uma maracutaias engendradas na gestão passada, o que aparentemente, talvez pela enorme quantidade de lixo acumulado, tornou-se uma "missão impossível". Está dando a lógica!!! Afinal, como já dizia Abraham Lincoln, no século XIX, é impossível enganar todo mundo o tempo todo...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A VERDADE É QUE DILMA, POR MAIS QUE NEGUE, NÃO PASSA DE "BUCHA DE CANHÃO"


Diante de uma gestão que está caindo de podre, principalmente por não passar de um "Governo de Continuidade", eleito através de uma milionária campanha eleitoral, exatamente com o propósito de "segurar a barra", pelo tempo que fosse possível, mantendo afastado da mídia as mil e uma maracutaias elaboradas por conta dos programas de arrecadações de recursos para custeio de projetos eleitoreiros, ninguém pode dizer que está surpreso com esse festival de "imundices" que surgem diariamente nos noticiários políticos. O problema é que, como estamos vivendo um período em que a esperteza passou a ser mais valorizada que a sabedoria, os intermediários escalados para colocar em prática os "planos de arrecadação", seja por ganância ou por absoluta falta de quem os controle, resolveram "enfiar o pé na jaca", e extrapolaram todos os limites estabelecidos por seus "chefetes". Aliás, tudo essas maracutaias que estão vindo à tona, vamos combinar, não tem nada a ver com a gestão de Dilma, uma mera "tarefeira", que não passa de um marionete nas mãos de Lulla e dos caciques nazipetralhas. Toda essa lama provém do Governo passado, onde foi ardilosamente "represada", de modos que não vazasse para a imprensa, e não colocasse abaixo o projeto de continuidade estabelecido pelo PT. Agora, como não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe, as comportas estão se rompendo, formando esse "tsunami de podridão" que hoje enlameia os mais diversos segmentos dessa gestão fantoche que instalaram no Palácio do Planalto.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DONA DILMA NÃO ESTÁ FAZENDO FAXINA! ESTÁ FAZENDO UMA "LIMPEZINHA MEIA-BOCA"...


Vamos deixar de conversa mole! A nova mania de alguns coleguinhas da imprensa brasileira, quando noticiam a profusão de escândalos que enlameiam a gestão da presidente Dilma Rousseff, é desancar os acusados de corrupção, mas fazendo o possível, e o impossível, para "aliviar a barra" da chefe do Executivo, baseando-se sempre na falaciosa tese de que ela estaria afastando os corruptos, naquilo que seria uma "faxina governamental". Mentira!!! Na realidade, os corruptos estão se afastando, como forma de proteção, na medida em que são expostos pela imprensa, mantendo-se nos cargos todos os demais envolvidos nas maracutaias, até o momento em que acabem também sendo denunciados pelas revistas semanais. É triste ver jornalistas da "velha guarda", com reais serviços prestados ao Brasil, deixando-se intimidar pelas empresas nas quais trabalham, aceitando o ridículo papel de exaltar essa mentirosa faxina que estaria sendo feita por dona Dilma, quando eles sabem, tal como sabem os brasileiros que ainda preservam um mínimo de dignidade e independência de raciocínio, que essa "limpezinha meia-boca" não passa de um "teatrinho" para enganar otários. Afinal, se Dilma estivesse verdadeiramente interessada em fazer uma "limpeza geral", ao invés dessa "faxinazinha seletiva", em alguns ministérios, começaria por tirar o lixo que está escondido debaixo dos tapetes do Palácio do Planalto. Na verdade, ou a presidente Dilma parte para uma "assepsia ampla, geral e irrestrita", custe a quem custar, ou vai continuar "enxugando gelo", em uma mera estratégia de enrolação. E tenho dito!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

TAMBÉM SOU CONTRA O USO DE ALGEMAS EM CORRUPTOS. DEVIAM USAR COLEIRAS...


Ainda sobre essa fingida indignação de alguns nazipetralhas em relação ao uso de algemas por parte de agentes da Polícia Federal, quando da prisão dos envolvidos nos escândalos descobertos no Ministério do Turismo, registre-se que tudo não passa de "jogo de cena". A verdade é que a cada nova "maracutaia" desbaratada em Brasília, a petralhada percebe que é cada vez mais concreta a possibilidade de que acabem sendo pessoalmente alcançados pela Justiça. Não existe um mínimo de honestidade de propósitos nessas falaciosas declarações, pois tudo não passa de uma sórdida estratégia de defesa prévia, preparando o terreno para que, na hora em que "a casa cair", todos possam se beneficiar com as mesmas "molezas" que agora estão pleiteando para os "ratinhos" do Ministério do Turismo. Particularmente, também sou contra o uso de algemas nas operações policiais para prender políticos e gestores públicos corruptos (defendo o uso de coleiras), até porque, em se tratando de elementos tão perniciosos, corre-se o risco de que as "argolas" sejam roubadas pelos usuários, interessados em ganhar um dinheirinho extra, vendendo-as posteriormente como "souvenir". Poderia também ser usada a "metodologia" de algumas tropas que garantem a segurança em estádios de futebol, que ao prenderem baderneiros fazem com que sigam para o "xilindró" em fila indiana, algumas vezes submetidos ao vexame de que o elemento que segue atrás seja obrigado a caminhar segurando na "pontinha da orelha" do sujeito que está à sua na frente. Ia ser tudo bom!!!

sábado, 13 de agosto de 2011

INDIGNAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF COM O USO DE ALGEMAS EM AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL


Diariamente humildes cidadãos brasileiros são ostensivamente "esculachados" por policiais nas ruas das cidades brasileiras, colocados contra qualquer parede, com o propósito de serem publicamente constrangidos, ao serem submetidos a vexatórios "baculejos", sem que nenhuma autoridade desse Brasil Tiririca tenha um mínimo de interesse de demonstrar qualquer tipo de revolta e/ou solidariedade. Já quando os envolvidos em ações policiais são "corruptos oficiais", agentes dos tais "crimes do colarinho branco", qualquer tipo de atuação mais explícita é imediatamente contestada, seja por parlamentares, em falaciosos discursos proferidos nas tribunas das Casas Legislativas, ou mesmo nos gabinetes governamentais, como recentemente aconteceu com a presidente Dilma Rousseff, que demonstrou estar indignada com o fato da Polícia Federal ter feito uso de algemas quando da prisão de alguns membros do Ministério do Turismo, envolvidos em mil e uma maracutaias com dinheiro público, inclusive "cobrando" que o Ministério da Justiça marcasse posição contra o fato. Eu só espero que toda essa indignação não seja um tipo de ação em causa própria, prevenindo-se contra futuras intervenções da Polícia Federal que, deslocando-se da Esplanada dos Ministérios para a Praça dos Três Poderes, possa acabar batendo à porta do Palácio do Planalto. Sabe-se lá o dia de amanhã...

sábado, 6 de agosto de 2011

AFINAL, DILMA ROUSSEFF É PRESIDENTE OU "FAXINEIRA"?


Só agora ficam claros os motivos da insistência da Lulla em impor Dilma Rousseff como sua candidata em 2010, mesmo que contrariando a maioria dos seus aliados, inclusive as principais lideranças do PT, que tiverem de engolir, empurrado goela abaixo, a opção do presidente por uma candidata que não provinha dos quadros tradicionais do partido. A verdade é que depois de oito anos acumulando sujeiras, o Brasil pós-Lulla iria precisar, mais do que de uma presidente, de alguém que aceitasse a missão de fazer a "faxina na casa", principalmente com o propósito de, agindo com o máximo de discrição, livrar o país da enorme imundice que havia sido "escondida embaixo do tapete". Quem melhor para desempenhar a tarefa do que alguém que, além de ter participado ativamente no acúmulo do "lixo político-administrativo", criado sob a falaciosa tese de "garantir a governabilidade", havia demonstrado subserviência o suficiente para estimular a possibilidade de comportar-se, após empossada, como uma mera "preposta" do governo anterior, inclusive, sujeitando-se a possibilidade de ser vista como alguém que ficaria simplesmente "guardando o lugar do chefe", durante seus quatro anos de mandato, permitindo a volta do antecessor ao poder, se é que ele algum dia saiu, em 2014. Visto dessa maneira, dá para compreender as razões que levaram Lulla a "fechar com Dilma", escolhendo alguém de perfil técnico para ocupar o seu lugar. Afinal, se recorresse ao mundo dos políticos profissionais, "nunquinha" que Lulla acharia alguém que, após tomar posse, mantivesse a fidelidade prometida.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BRASIL: TRANSFORMANDO ÓRGÃOS DE CONTROLE DE CONTAS PÚBLICAS EM "CEMITÉRIOS DE ELEFANTES"


Pobre do brasileiro que acreditar nas fiscalizações realizadas pelos muitos órgãos de controle de contas públicas espalhados por esse Brasil Tiririca. Para começo de conversa, não podemos perder de perspectivas que esses instrumentos, teoricamente técnicos, criados exatamente para fiscalizar as diversas administrações governamentais, punindo casos de malversação de verbas, licitações viciadas, superfaturamento de obras e outras tantas maracutaias, foram sendo, ao longo dos anos, cada vez mais politizados, principalmente através do artifício de transformar as vagas de "conselheiros" em prêmios ofertados pelos governantes, em seus diversos níveis, aos parlamentares que tenham sido mais fiéis aos seus "ditames", e que tenham a tendência de, após empossados no novo cargo, continuarem exercitando a mesma "fidelidade". Infelizmente, é isso aí! As vagas de conselheiros nos diversos órgãos de controle de contas públicas existentes por esse Brasil afora, ao invés de serem preenchidas por especialistas em auditagens de gastos governamentais, foram sendo transformadas em "aposentadorias diferenciadas" (e bota diferenciadas nisso!!!) para alguns "felizardos parlamentares" em fim de carreira. É triste, e decepcionante, ver que colegiados tão importantes, e que tantos serviços poderiam prestar em termos de moralização da gestão pública brasileira, tenham sido paulatinamente transformados alguma coisa análoga aos lendários "cemitérios de elefantes".

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SEQUÊNCIA DE ESCÂNDALOS NA GESTÃO DILMA ROUSSEFF AMEAÇA O RECORDE DE LULLA


Pense numa gestãozinha esculhambada! Em sete meses na Presidência da República, Dilma Rousseff já enfrentou pelo menos três escândalos envolvendo diretamente alguns dos ministros que escolheu para participar do seu Governo, tais como: 1) Sobre o Chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, descobriu-se que tinha o "vício de multiplicar dinheiro", através do qual, somente durante o período em que coordenou da campanha presidencial de 2010, conseguiu "potencializar" sua fortuna pessoal em algumas dezenas de vezes. Em um acesso de vergonha na cara, ou talvez com medo de que as investigações fossem aprofundadas, pediu pra sair; 2) Posteriormente, veio o escândalo envolvendo Aloizio Mercadante, titular do Ministério da Ciência e Tecnologia (???), acusado de ter sido o "aloprado-mor", naquele tragicômico episódio da compra do falso dossiê contra o então candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra, em 2006. Esse, com a resiliência que lhe é peculiar, fez cara de paisagem, e manteve a "boquinha"; 3) O mais recente é o escândalo do Ministério dos Transportes, onde foi descoberto um gigantesco esquema de fraudes em licitações e superfaturamentos nas obras do PAC, que acabou por causar a queda do ministro Alfredo Nascimento, mas está longe de ter chegado ao fim, pois, ao que tudo indica, ainda tem muita sujeira escondida "debaixo do tapete". Do jeito que a coisa vai, dona Dilma vai acabar batendo o triste recorde de escândalos vivenciados por seu "padrinho" e antecessor, o indefectível Lulla, aquele que durante oito anos usou e abusou da estratégia de fingir que não sabia nada sobre nada. Se cinismo pagasse imposto...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESCÂNDALO NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES: ALFREDO NASCIMENTO "JOGOU FARINHA NO VENTILADOR"


Quem estiver achando que todas as "cacas" existentes na fossa séptica em que foi transformado o Ministério dos Transportes, nessa gestão petista, já vieram à tona, pode "ir tirando o cavalinho da chuva", pois, "pelo andar da carruagem", ainda tem muita sujeira para boiar. Ainda hoje, ao reassumir seu mandato no Senado, o ex-ministro Alfredo Nascimento deixou claro que o seu sucessor no cargo, o atual ministro Paulo Passos, apesar de todo o marketing governamental tentando passar a imagem de que é um "homem limpo", pode estar "mais sujo do pau de galinheiro". Aliás, durante sua falação, Alfredo Nascimento deixou claro que todo o festival de maracutaias envolvendo casos de superfaturamentos e fraudes de licitações em obras do PAC, teriam começado exatamente no período em que ele teve de se afastar do cargo, em 2010, por conta da legislação eleitoral, para disputar o mandato de senador pelo estado do Amazonas, deixando "Paulinho" no seu lugar. Segundo dito na tribuna do Senado, portanto em caráter oficial, Alfredo Nascimento declarou que o próprio Paulo Passos, no período em que esteve à frente do Ministério dos Transportes, foi o responsável, em conluio com outros ministros da gestão Lulla, por iniciar os sórdidos episódios de corrupção que agora enojam os brasileiros. O que precisa ser respondido, seja lá por quem for, desde que o mais rápido possível, é se esse "esquemão" teria sido montado com o intuito de servir de fonte de arrecadação de recursos para "financiar" campanhas eleitorais, inclusive a presidencial. Será???

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

QUAL SERÁ O LIMITE PARA A IRRESPONSÁVEL RESILIÊNCIA DOS BRASILEIROS?


Espero que após ver o Poder Público financiar a festa armada para o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2014, distribuindo mil e uma mordomias às custas do erário, os brasileiros entendam, de uma vez por todas, que os nossos políticos, independente de opção partidária ou viés ideológico, são todos contumazes mentirosos, que não tem a mínima vergonha em enganar os otários que ainda acreditam em suas balelas. Será que os brasileiros já esqueceram as "garantias" do ex-presidente Lulla, quando da escolha do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014, de que o dinheiro público só seria utilizado em obras de infraestrutura, tal como melhorias nas áreas de transportes e comunicações? Que mentira, que lorota boa! O que estamos vendo é um contínuo "estupro" dos cofres públicos, com o dinheiro verde-amarelo sendo desviado da saúde, educação e segurança pública, de forma direta ou indireta, para custear, por exemplo, a construção de estádios desnecessários, como o que estão fazendo em Pernambuco, onde está sendo erguida uma nova "arena", mesmo tendo no Recife o Estádio do Arruda, que poderia, com alguns ajustes, ser utilizado para a Copa de 2014, ou como está sendo feito em São Paulo, onde um estádio "particular" está sendo construído, graças a mecanismos fiscais que criam, por portas e travessas, oportunidades de aporte de dinheiro público na obra. Isso é uma vergonha! Quando chegará a hora em que os brasileiros, deixando de lado sua característica resiliência, darão um basta para essa "epidemia de maracutaias" que assola o país?