"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



sábado, 5 de novembro de 2011

SAUDADE DO TEMPO EM QUE AS ENTIDADES ESTUDANTIS AINDA NÃO HAVIAM SIDO "PROFISSIONALIZADAS"


Para quem fez política estudantil nas décadas de 1960 e 1970, uma época em que a militância era voluntária e, principalmente, ideológica, é decepcionante ver a que ponto de degradação chegou a militância estudantil nestes tempos petralhas, quando as "lideranças" de centros acadêmicos e entidades, no mais das vezes, não passam de "estudantes profissionais", que passam anos a fio nas universidades, bancados por legendas políticas, única e exclusivamente para fazer o papel de "capataz", mantendo a "manada" sob controle, para ser utilizada, quando os propósitos forem do interesses dos "novos coronéis".
Vejamos o que está acontecendo atualmente na USP, em São Paulo, onde um "grupelho de anarquistas, travestidos de estudantes, resolveram invadir o prédio da Reitoria, em protesto pelo fato da polícia ter entrado no Campus Universitário para prender traficantes de maconha.
Pois bem, essa estudantada de meia tigela, que não tem a decência de ir às ruas para protestar contra a corrupção política e administrativa, ou mesmo contra o sucateamento dos órgãos públicos responsáveis pela distribuição de saúde, segurança e educação, acham motivação para realizar badernas, inclusive com o uso de violência, como protesto contra a "ousadia" da Polícia Militar em entrar no Campus da USP para conter a venda e consumo de maconha. Será que esses idiotas acham que o Campus da USP é um território livre para consumo de drogas?
Tenho saudade do tempo em que os estudantes brasileiros ainda preservavam o direito de pensar por conta própria...

Um comentário:

  1. Antigamente existiam universitários 'profissionais', que repetiam o ano por várias vezes somente para comandar o diretório acadêmico e fazer política quase sempre contra o governo. Hoje são subsidiados com verbas federais e com a mesma capacidade que tinham de se mobilizarem e sair às ruas gritando "Fora, Collor" e "fora, FHC", hoje se 'desmobilizam' e ficam caladinhos e inertes sem nada reclamarem dos 'malfeitos' dos ministros de Lula?Dilma.

    ResponderExcluir