"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



domingo, 12 de dezembro de 2004

SÓ FALTAVA ESSA: PROFESSORA ESTUPRADA POR ALUNO

Realmente o mundo está virando de cabeça para baixo. Quando a gente pensa que já viu tudo, acontece alguma coisa absolutamente inesperada. Navegando pela Internet, deparo-me com uma notícia dando conta que um adolescente de 12 anos está sendo acusado de haver estuprado sua professora, dentro da escola, durante uma aula particular, ministrada no horário do almoço. Como sou do tempo em que os professores eram "seres diferenciados", aos quais devíamos atenção e respeito, não consigo deixar de ficar extremamente chocado com esse tipo de notícia. O episódio ocorreu no condado de Durham (noroeste de Inglaterra), sendo que a professora, além da agressão sexual, ainda teve o seu carro roubado pelo "estudante". A polícia britânica, acionada pela vítima, prendeu o adolescente. É o fim da picada!

terça-feira, 16 de novembro de 2004

ZUMBI, UM ESPÁRTACO NEGRO NO NORDESTE BRASILEIRO

No dia 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, o Espártaco negro do Brasil. Sua epopéia havia começado em 1678, quando, após rejeitar uma proposta de paz e alforria para todos os negros de Palmares, emitida por Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, Zumbi rompia com o chefe Ganga Zumba, que aceitara a oferta, e assumia o comando dos que continuam a lutar contra as milícias portuguesas. Combate por quase vinte anos, e acumula vitórias que o consagram como grande guerreiro e organizador militar. Só em 1694, quando Domingos Jorge Velho, com apoio de artilharia, finalmente aniquila o Quilombo de Palmares, o sonho de liberdade começa a desmoronar. Apesar de ferido, Zumbi consegue fugir. Em constante movimentação, ainda resiste por quase um ano, até que, como era inevitável, é preso e degolado.

domingo, 14 de novembro de 2004

JOSUÉ DE CASTRO: VENCEDOR DO PROJETO MEMÓRIA 2004

Fique muito feliz e orgulhoso com a iniciativa da Fundação Banco do Brasil, ao homenagear através do Projeto Memória, edição de 2004, o pernambucano Josué de Castro, médico, professor, sociólogo e político, com inestimáveis serviços prestados ao País e ao mundo. Nada mais pertinente do que o Projeto Memória, após haver escolhido brasileiros da estirpe de Castro Alves, em 1997, Monteiro Lobato, em 1998, Rui Barbosa, em 1999, Juscelino Kubitschek, em 2002, e Osvaldo Cruz, em 2003, prestar agora tão honrosa distinção ao mestre Josué de Castro, um homem que dedicou a vida ao sacerdócio da construção da identidade nacional e do fortalecimento da cidadania do nosso povo, lutando tenazmente contra o flagelo da fome.

segunda-feira, 25 de outubro de 2004

CORPO DE BOMBEIROS: TAPANDO O SOL COM A PENEIRA

Não tenho nada contra o Corpo de Bombeiros, muito pelo contrário, como toda criança, um dia sonhei em fazer parte de tão gloriosa corporação. Agora, não posso entender como normal a forma oportunista com que o comando da instituição se comportou em relação ao soldado morto no desabamento do edifício Areia Branca, em Jaboatão dos Guararapes-PE. A iniciativa de fazer o enterro com "honras militares", foi uma mera tentativa de desviar o foco da questão, tornando secundário o fato que a morte tenha ocorrido enquanto o militar estava fazendo um "bico" como segurança, fora do horário de expediente, para complementar o seu baixo salário. O enterro com honras militares seria pertinente se o bombeiro tivesse morrido no cumprimento do dever institucional, o que, convenhamos, não foi o caso.

sexta-feira, 2 de julho de 2004

JABOATÃO DOS GUARARAPES: BURACOS NA AVENIDA AYRTON SENNA DA SILVA


A foto anexa demonstra claramente o descaso com que a Prefeitura de "Jaburacão dos Guararapes" trata suas ruas e avenidas. Essa "bacia" é uma das muitas que estão espalhadas por toda a extensão da avenida Ayrton Senna da Silva, seguramente uma das vias com maior fluxo de veículos em todo o município.

terça-feira, 29 de junho de 2004

PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes move uma perseguição sem trégua ao comércio ambulante no município, principalmente aos que tentam se instalar próximo da feira de Prazeres. Entretanto, inexplicavelmente, a fiscalização "fecha os olhos" para esse caminhão que diariamente estaciona em plena avenida Bernardo Vieira de Melo, a mais movimentada do município, para comercializar seus artigos, obviamente sem a emissão de nota fiscal.

quinta-feira, 27 de maio de 2004

CHEIAS NA RUA NELSON FERREIRA, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE


A rua Nelson Ferreira, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, é uma das muitas ruas daquele município que são transformadas em rio, tão logo comece a chover. Resido ali há 19 anos, e esse acúmulo de água sempre foi do mesmo jeito. Entra governo, saí governo. Obras são feitas, mas sempre de forma improvisada e superficial, sem resolver efetivamente o problema da drenagem. É um festival de dinheiro público "jogado no ralo". As empreitaras fazem a fasta, e os infelizes moradores da rua Nelson Ferreira continuam vivenciando o mesmo drama.

domingo, 16 de maio de 2004

PANTANAL JABOATONENSE


Quem quiser conhecer o “Pantanal Jaboatonense“, dirija-se ao bairro de Piedade, no cruzamento da avenida Ayrton Sena da Silva com a rua Maestro Nelson Ferreira. A "pequena" diferença entre o nosso pantanal e o Pantanal Mato-grossense, é que enquanto no centro-oeste do Brasil o acumulo das águas ocorre em função da cheia dos rios, o “Pantanal Jaboatonense” é formado pelo secular transbordamento de fétidas fossas. Os pernambucanos que não dispuserem de recursos para visitar o Pantanal Mato-grossense, aproveitem para conhecer o seu "primo pobre", o “Pantanal Joboatonense”. Informações na prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com o "burgo-mestre", Fernando Rodovalho.