"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



segunda-feira, 27 de novembro de 2006

TRÁFEGO AÉREO: MUITA CONVERSA, POUCA AÇÃO

Até quando o Brasil vai ter de ficar fazendo papel de bobo diante desta ridícula querela entre os controladores de vôo e o ministro da Defesa, Waldir Pires. Enquanto os responsáveis pelo controle do tráfego aéreo são unânimes em afirmar, com aparente convicção, que existem "pontos cegos" no espaço aéreo brasileiro, no trecho compreendido entre Brasília e Manaus, o ministro Waldir Pires, com notórias reticências, limita-se a dizer que os "pontos cegos" não existem. Será que é muito difícil fazer um levantamento técnico, para determinar quem está falando a verdade? Em vez de persistir nesse improdutivo bate-boca, não seria mais profissional, que fossem realizados testes de campo que comprovassem, ou desmentissem, a existência dessas "áreas de sombra", nas quais haveria o corte das comunicações por rádio? Se o assunto fosse tratado com mais responsabilidade, e menos espírito de corpo, por ambas as partes, seguramente esse mistério já teria sido esclarecido.

domingo, 26 de novembro de 2006

QUANDO A VIDA IMITA A ARTE

Infelizmente, mesmo diante da tristesa externada pelo avô do menor que matou o jovem universitário Rafael Dubeux, durante um assalto na av. Boa Viagem, não posso deixar de pensar se ele, que agora chora, não teria sido omisso quanto ao caminho escolhido pelo neto. Será que não percebeu o envolvimento do neto com más companhias, não estranhou o dinheiro fácil ele levava para casa, os objetos caros que que adquiria etc? Recordo-me da letra da música "O Meu Guri", de Chico Buarque, que retrata o sofrimento de uma mãe, diante do filho morto pela polícia, enquando praticava um assalto. Há um trecho que diz: "Ele chega suado e veloz do batente, e traz sempre um presente pra me encabular. Tanta corrente de ouro, seu moço, que haja pescoço pra enfiar. Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro: chave, caderneta, terço e patuá, um lenço e uma penca de documentos, pra finalmente eu me identificar".

sábado, 25 de novembro de 2006

CHIPS IDENTIFICADORES NOS VEÍCULOS BRASILEIROS

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), decidiu pela implantação de chips identificadores em todos os veículos automotores. O acessório, que passará a ser obrigatório no prazo de cinco anos, será instalado no pára-brisa e armazenará dados do carro, facilitando a fiscalização e controle do tráfego, a identificação de veículos furtados, a agilização da cobrança de pedágios etc. Até aí tudo bem, até porque essa é uma solução óbvia, dentro da nova realidade tecnológica em que vivemos. O que preocupa é pensar que foi esse mesmo CONTRAN, o responsável pelas normas que criaram a exigência do tal kit de primeiros-socorros, dos cursos de direção defensiva, da obrigatoriedade de freqüência em auto-escola para tirar carteira de motorista e outras tantas iniciativas tão "espetaculosas" quanto improdutivas, que rotineiramente foram pagas pelos proprietários de veículos, para felicidade, e lucro, de alguns privilegiados lobistas. Se liga Brasil!

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

INCONTINÊNCIA VERBAL DO MINISTRO WALDIR PIRES

Durante entrevista à Rede Globo, o ministro da Defesa, Waldir Pires, tencionado pela crise em que se encontra o setor de transportes aéreos no Brasil, cometeu a indiscrição de declarar que o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorreu em virtude de um erro cometido por um controlador de vôo, do aeroporto de São José dos Campos-SP, que teria autorizado os pilotos do Legacy a voar até Manaus, na altitude de 37 mil pés. É inconcebível que uma pessoa com a experiência do ministro Waldir Pires, tenha cometido tamanha irresponsabilidade. Afinal de contas, ao vazar essa informação para a imprensa, forneceu um excelente argumento de defesa para os proprietários e pilotos dos aviões envolvidos na tragédia, que passam a ser, assim como foram os 154 mortos, vítimas da irresponsabilidade ou incompetência de um agente público. Agora só falta a Gol, os proprietários do Legacy e os pilotos norte-americanos entrarem na Justiça, com pedidos de indenizações contra a União. É questão de tempo!

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

PREFEITURA DO RECIFE: UM FARDO PARA O JOÃO PAULO

É notório que o prefeito do Recife, João Paulo, está desmotivado diante dos 2 anos que ainda lhe restam à frente da administração municipal. Qualquer observador da política pernambucana, sabe que ao se candidatar para o segundo mandato, em 2004, João Paulo estava pretendendo pavimentar o caminho pelo qual pretendia chegar ao governo de Pernambuco, em 2006. Entretanto, quis o destino, e a intransigência do ex-ministro Humberto Costa, que o Prefeito do Recife tivesse de ficar de fora da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, pois PT, dominado pelo grupo partidário de Humberto, resolveu "rifar" projeto político de João Paulo para 2006, e investiu na candidatura do ex-ministro da Saúde. Deu no que deu! Humberto Costa fracassou eleitoralmente, naufragando em um mar de denúncias de envolvimentos no escândalo dos Vampiros da Saúde, enquanto João Paulo, sorumbático por ter sido obrigado a ver "o cavalo passar selado", acalenta o sonho de ganhar um ministério de Lula, a fim de ficar livre fardo em que se transformou a Prefeitura da Cidade do Recife.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

DESCASO COM EDUCAÇÃO É CRIME DE LESA-PÁTRIA

Nesses "modernosos" tempos de administração petista, quando o país é governado por um presidente que não se constrange em dizer publicamente que não gosta de ler, e que insiste em valorizar muito mais a esperteza e a malandragem do que a sabedoria e a cultura, os resultados em termos educação não poderiam ser diferentes do catastrófico índice divulgado pela Unesco, colocando o Brasil, que tem a 14ª maior economia do mundo, em um vexatório 71ª lugar no ranking que avalia o desempenho educacional de 121 países, com base no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE), um levantamento feito a partir da soma de dados da alfabetização, matrícula na escola primária, qualidade na educação e paridade de gênero na escola. Infelizmente, além de não ficar surpreso com a dantesca situação reportada pela Unesco, ainda sou obrigado a conviver com a angústia em relação ao futuro, pois vejo que os poderes públicos continuam insensíveis ao problema, contentando-se em utilizar a tática de "empurrar com a barriga".

terça-feira, 21 de novembro de 2006

CAOS NO CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO

A cada dia fica mais evidente que o setor responsável pelo controle do tráfego aéreo no Brasil está à beira do caos. Pelo visto os problemas levantados imediatamente após a colisão do Boeing 737-800 da Gol com jato Legacy, pertencente a ExcelAire, uma empresa norte americana de táxi aéreo, que matou 154 pessoas, eram apenas a ponta de um monumental iceberg, que agora, apesar de todas as ridículas negativas das autoridades públicas brasileiras, que tentam inutilmente "tapar o sol com a peneira", está sendo exposto aos olhos da sociedade. Para completar o festival de "trapalhadas" em que tem se metido o ministro Waldir Pires, que parece mais perdido do que cego em tiroteio, a imprensa repercute o fato de que só este ano, em três oportunidades distintas, aeronaves brasileiras estiveram em iminente risco de colisão, sem que os pilotos fossem previamente alertados pelos controladores de vôo para o perigo que corriam. É triste, mas é como diz o velho ditado: "Um dia a casa cai".

RECIFE, A CAPITAL DO MEDO

Rotineiramente a imprensa vem noticiando assaltos ocorridos na beira mar do Recife, tornado a prática de esportes ao ar livre, muito ao gosto da população recifense, a exemplo das caminhadas pelo calçadão da avenida Boa Viagem, uma atividade de risco, que a qualquer momento pode terminar em tragédia. Agora, depois de uma série de avisos, sem que as autoridades responsáveis pela segurança pública ultrapassassem a barreira das ações meramente burocráticas, o Recife padece com o assassinato de um jovem universitário, covardemente assaltado e morto enquanto praticava tênis com alguns amigos, em uma das quadras ao ar livre, disponibilizadas pela municipalidade. Consternado pelo episódio, registro meu protesto, minha ira, meu medo e minha solidariedade. Pobre da sociedade que, mesmo conseguindo afastar seus jovens das drogas e da ociosidade, mantendo-os envolvidos com práticas esportivas, está sujeita a ter suas vidas tão precoce e inutilmente ceifadas. O Recife está de luto!

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. SERÁ?

Se a existência de uma data dedicada ao resgate da Consciência Negra, é uma tentativa de instigar auto-estima de uma raça pelas suas origens, histórias e tradições, acreditamos que deveria ser feito um intenso trabalho de esclarecimento, repassando-se informações quanto ao motivo que determinou a escolha do dia 20 de novembro para esse fim. Será que é de domínio público que nessa data, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder guerreiro da formidável epopéia do Quilombo dos Palmares? Acredito que não! Enquanto os negros não forem incentivados a sentir orgulho da sua raça, serão ineficientes todas as iniciativas que busquem diminuir o fosso racial existente no Brasil. A verdade é que o dia da Consciência Negra, tal como hoje é comemorado, não passa de mais um daqueles feriados brasileiros, em que o povo adora ficar de folga, mesmo sem saber o motivo.

domingo, 19 de novembro de 2006

EXIGÊNCIA DE DIPLOMA PARA JORNALISTAS

Como jornalista diplomado, sinto-me à vontade para registrar minha total concordância com a decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, de suspender a exigência do diploma do curso superior de jornalismo para o exercício da profissão. Na realidade, a exigência do diploma é fruto de uma lei casuística, imposta durante a vigência da ditadura militar, com o propósito específico de afastar das redações os então denominados "intelectuais de esquerda", que insistiam em driblar a censura, veiculando nas páginas dos jornais e revistas as suas ácidas opiniões contrárias ao regime. No meu entender, a arte do bom jornalismo não se aprende através de cursos formais, pois é um ofício que depende essencialmente de bagagem cultural, vocação, talento e habilidades específicas. Exigir o diploma de nível superior de jornalismo, como condição para que alguém se manifeste através da mídia, é uma decisão tão esdrúxula quanto seria a de requerer diploma universitário para que cantores, compositores, atletas, pintores e escritores exercessem suas profissões.

sábado, 18 de novembro de 2006

ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: RISCO DE GOLPE

Segundo determina a legislação em vigor, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não pode ser reconduzido ao cargo. Afinal de contas, como seu partido não ultrapassou a cláusula de barreira, fica estabelecido que na próxima legislatura, além de outras restrições, seus filiados estarão impedidos de participar da mesa diretora. Espero que o fato de Aldo Rebelo ser o candidato preferido de Lula, não seja o bastante para que a base de sustentação do governo no Congresso Nacional, na ânsia de bajular o chefe, resolva optar por alguma estratégia golpista, que estabeleça a possibilidade de, à toque de caixa, alterar a legislação, permitindo que seja dado ares de legalidade, ao que hoje é claramente ilegal. Vamos aguardar os acontecimentos, para ver até onde vai o compromisso desse povo com as instituições democráticas.

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

A DITADURA DA MODA FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Vamos deixar de hipocrisia! Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as principais responsáveis pelo aumento de mortes por anorexia entre as jovens que tentam a sorte no mundo da moda, são as agências de modelos, que não têm nenhum interesse em manter qualquer tipo de controle médico sobre as jovens que, seduzidas pela fama e pela fortuna, sujeitam-se a abrir mão da família, dos estudos, dos amigos e da adolescência, para atender aos cruéis ditames de uma carreira altamente competitiva e fugaz. Não podemos perder de perspectiva que estamos tratando de jovens inexperientes, sobre as quais as agências passam a exercer enorme poder, usufruindo do talento e da beleza que elas podem fornecer, para depois, quando não mais atendem aos padrões do mercado, serem friamente descartadas, como se fossem um bagaço de laranja que não dá mais suco. Até quando as autoridades públicas vão continuar fingindo que não sabem o que está ocorrendo? Quantas vidas terão de ser sacrificadas?

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

LULA, CHÁVEZ E MORALES: TRIO PARADA DURA

Ultimamente a América Latina tem sido palco de uma ridícula e impertinente disputa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Bolívia, Evo Morales, ambos buscando o "privilégio" de ocupar um lugar de destaque ao lado do presidente da Venezuela, o aloprado Hugo Chávez. Enquanto isso, comportando-se como um ator de dramalhão mexicanas, Hugo Chávez curte a situação de infante cortejado, caprichando no jogo de cena, e distribuindo afagos, de forma proporcional, entre seus dois extasiados admiradores, com o óbvio propósito de manter o clima de indefinição, que lhe é francamente favorável. A que ponto nós chegamos! Somos forçados a assistir uma ópera bufa, com Lula e Evo Morales tentando a todo custo dar ao presidente da Venezuela um status de personalidade mundial, quando é público e notório que Hugo Chávez carece da postura e do conteúdo minimamente necessários para que possa ocupar o papel do estadista que finge ser. Aliás, estão todos no mesmo nível. Dou um pelo outro e não quero volta!

terça-feira, 14 de novembro de 2006

MAIS UM ALOPRADO NO ROL DE AMIGOS DE LULA

É muita cara de pau do presidente Lula, viajar até a Venezuela, as custas do erário público, simplesmente para participar de um ato de campanha pela reeleição do presidente Hugo Chávez. Acrescente-se a isso o fato de que o motivo de tal comemoração, era a inauguração de uma magnífica ponte rodo-ferroviária sobre o rio Orinoco, construída por uma empreiteira brasileira, e financiada pelo Brasil. Isso é uma vergonha! Enquanto em nosso país a maioria das estradas estão em petição de miséria, o governo do presidente Lula fica financiando a construção de pontes e estradas em países vizinhos, inclusive na milionária Venezuela, uma nação que está entre as maiores produtoras de petróleo do mundo, e que tem reservas financeiras suficientes para sustentar as excentricidades do aloprado Hugo Chávez, entre as quais a de vender gasolina com preços subsidiados em alguns tradicionais bolsões de pobreza dos Estados Unidos, com o único propósito de afrontar o presidente daquele país, seu visceral inimigo George W. Bush.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

RESOLUÇÃO DO CFM PERMITE A ORTOTANÁSIA

Espero que essa resolução do Conselho Federal de Medicina, permitindo aos médicos decidir pela suspensão do tratamento aos pacientes tidos como terminais, não esteja sendo tomada em obediência aos interesses das empresas operadoras ou administradoras de planos de assistência à saúde, com o propósito de, através do abreviamento do tempo de internamento hospitalar, garantir a diminuição dos custos com esses pacientes, propiciando-lhes auferir lucros ainda maiores. Que ninguém venha com a "conversa mole" de dizer que esta impertinente medida do CRF busca solucionar impasses, atenuando sofrimentos e levando conforto aos pacientes, médicos e familiares. Afinal de contas, se medicina é sacerdócio, e os médicos são profissionais compelidos pela força da vocação a lutar tenazmente contra a morte, que lutem até o fim, enquanto que as famílias, se imbuídas de honestidade de propósitos, normalmente estarão convictas do pressuposto de que "enquanto há vida, há esperança".

domingo, 12 de novembro de 2006

O PRIMEIRO COMUNISTA PRESIDENTE DO BRASIL

Em virtude da viagem do presidente Lula à Venezuela, e diante da impossibilidade da posse do vice-presidente José Alencar, por estar nos Estados Unidos, submetendo-se a um delicado tratamento médico, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o terceiro na ordem de sucessão, chegará ao cargo de presidente da República. Destaque-se que esse fato, que para alguns pode parecer meramente burocrático, tendo em vista vivermos em uma democracia estável, para a esquerda brasileira é motivo de fortes emoções e júbilo, já que o dia 12 de Novembro de 2006 ficará registrado na história, como a data em que, pela primeira vez, um comunista assumiu a Presidência do Brasil. Voltando o pensamento para antigos heróis do comunismo brasileiro, a exemplo de Luís Carlos Prestes, Gregório Bezerra e os mártires da Guerrilha do Araguaia, recorro ao poeta português Fernando Pessoa, e repito baixinho: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

sábado, 11 de novembro de 2006

PT X PT: REAÇÕES CONTRA A PERDA DE ESPAÇOS

Talvez por ainda estar emocionalmente abalado pela fragorosa derrota que lhe foi imposta na disputa pelo governo de São Paulo, ou quem sabe motivado pela sua incontrolável ânsia de "estar na mídia", o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que ainda por cima perdeu a liderança do seu partido no Senado, resolveu abrir uma linha de confronto direto com o governo Lula, ao defender, durante um pronunciamento na tribuna do Congresso, a implementação de cortes nos gastos públicos, como condição "sine qua non" para que haja garantia de crescimento econômico, exatamente como pregava o candidato oposicionista, Geraldo Alckmin, durante recente disputa presidencial. Será que esse discurso de Aloizio Mercadante, tal como as sugestões de mudanças na equipe econômica, feitas recentemente pelo ministro Tarso Genro, são fatos isolados, ou fazem parte de uma estratégia de reação de lideranças petistas, inconformadas com a anunciada perda de espaços do partido (leia-se cargos), na montagem do segundo governo do presidente Lula?

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

USA: VITÓRIA DEMOCRATA FORTALECE HILLARY CLINTON

vitória do Partido Democrata nas eleições norte-americanas, passando a ocupar a maioria dos assentos na Câmara dos Representantes e no Senado, é um claro sinal de decadência da política implementada pelo presidente George W. Bush, nos últimos seis anos. Ao conseguir a condição de majoritários nas duas principais casas legislativas dos Estados Unidos, os democratas passarão a exercer um controle mais rígido sobre o governo Bush, buscando criar condições que consolidem a possibilidade de derrotar o Partido Republicano na eleição presidencial de 2008. Os índices obtidos nas urnas são suficiente para credenciar alguns membros do Partido Democrata para a disputa, destacando-se entre eles a senadora Hillary Clinton, reeleita pelo estado de Nova York, com nada menos de 68% dos votos. Não será surpresa se em 2008, aquela que já morou na Casa Branca por oito anos, na condição de primeira-dama, voltar ao mesmo endereço, com o status de presidente.

GOVERNO ENDURECE COM OS CONTROLADORES DE VÔO

Ao determinar a substituição do Ministro da Defesa, Waldir Pires, pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, à frente das negociações com os controladores de vôo, o governo Lula dá um claro sinal de que não está disposto a desmilitarizar o setor, conforme foi insistentemente reivindicado pelas lideranças do movimento grevista. Na verdade, com a saída do ministro Waldir Pires, finda-se o período de "jogo de cena", quando o governo foi obrigado a tolerar a indisciplina de alguns militares que atuam no controle do tráfego aéreo, em função do país estar em pleno período eleitoral, com a campanha de reeleição do presidente Lula podendo ser seriamente prejudicada pelo caos vivenciado nos aeroportos, com a tal "operação padrão". Contabilizados os votos, com a vitória de Lula assegurada, "chegou a hora da onça beber água", e o brigadeiro Luiz Carlos Bueno assume as negociações com missão específica de "chamar o feito à ordem". Agora é "pau pra comer sabão, e pau pra saber que sabão não se come".

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

PARTIDOS CONTESTAM CLÁUSULA DE BARREIRA NO STF

O mal do Brasil é que os políticos brasileiros, sejam de direita ou de esquerda, progressistas ou reacionários, democratas ou autoritários, são antes de mais nada adeptos da famigerada Lei de Gérson, aquela que prega o princípio de "levar vantagem em tudo". Vejam o que está acontecendo com a implementação da tal cláusula de barreira, que pretende acabar com os partidos "nanicos", geralmente meros "balcões de negócios", utilizados para barganhar cargos públicos por apoios eleitorais. Passadas as eleições, ao constatarem não haver atingido a votação necessária para escapar da cláusula de barreira, 4 partidos (PCdoB, PSOL, PRB e PV) resolveram contestar a norma no STF, baseado-se em três argumentos: 1) A cláusula de barreira não está na Constituição; 2) Não consta nos regimentos; 3) Viola a proporcionalidade. Ora, faça-me o favor! Porque não usaram esses argumentos antes das eleições? A resposta é simples: todos pensavam ter votos suficientes para escapar da degola, e acreditavam que a cláusula de barreira atingiria apenas os "outros".

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

PLANO PARA EVITAR A CASSAÇÃO DO SEN. NEY SUASSUNA

Até quando os membros da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados vão ficar enrolando para votar o relatório que recomenda a cassação do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), pelo envolvimento na máfia dos sanguessugas? Nesta terça-feira, 08/11, tal como já havia ocorrido na semana passada, a votação teve de ser adiada por falta de quorum. A verdade é que alguns membros da Comissão de Ética estão participando de um plano que visa garantir que o relatório não seja votado até o dia 18/12, quando será encerrada a atual legislatura. Como o senador Ney Suassuna não conseguiu se reeleger, seus "camaradinhas" estão tentando evitar que ele corra o risco de ter seus direitos políticos suspensos pelos próximos oito anos. A estratégia é óbvia: evita-se a votação do relatório nesta legislatura, e na próxima, como o senador não estará presente, o processo será automaticamente arquivado, ficando garantida a possibilidade de Ney Suassuna escolher uma grande cidade da Paraíba, para disputar um mandato de prefeito em 2008. Alguém duvida?

EXECUÇÃO DE SADDAM É UM GRAVE ERRO ESTRATÉGICO

A condenação de Saddam Hussein à morte, servirá apenas para aumentar a temperatura política e os índices de violência no Iraque, um país que hoje em dia, em que pese a cínica e sistemática negativa do governo norte-americano, encontra-se envolto em uma sangrenta guerra civil, com confrontos diários entre grupos xiitas e sunitas. Só mesmo sob o comando do republicano George W. Bush, dominado pela patológica arrogância com que trata os assuntos relativos ao mundo árabe, os Estados Unidos poderiam cometer o erro estratégico de transformar em mártir um ex-ditador politicamente arrasado, que vive no ostracismo de um rígido e constrangedor regime prisional. Será que alguém duvida que após sua execução, Saddam Hussein será imediatamente alçado à condição de herói do povo sunita, gerando um novo alento na luta contra as forças de ocupação e o governo xiita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki?

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

SUPERFATURAMENTO NO AEROPORTO DE CONGONHAS

Agora que o presidente Lula já foi reeleito, que tal o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União voltarem a investigar as muitas maracutaias cometidas durante o governo petista. Recorde-se que em apenas uma dessas "presepadas", envolvendo as obras de modernização do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o TCU e o Ministério Público constataram que algumas compras foram efetuadas com preços de 31% a 252% acima do mercado, causando uma perda superior a 100 milhões de reais ao erário público . Um bom exemplo são as plataformas móveis de.embarque e desembarque de passageiros, do tipo fingers, pelas quais a Infraero, então comandada pelo petista Carlos Wilson, pagou ao consórcio vencedor a bagatela de 2,2 milhões de reais por unidade, quando o TCU, com base em outras compras idênticas feitas pelo poder público, constatou que cada finger não custaria mais do que 630 mil reais.

domingo, 5 de novembro de 2006

O TEMPO EM QUE A JUSTIÇA ERA IGUAL PARA TODOS...

Há alguns anos, durante a realização de um Congresso Nacional de Juristas, em um grande hotel de Pernambuco, ocorreu um trágico episódio, no qual uma criança, filha de participantes, foi acometida de uma gravíssima infecção intestinal, e veio a falecer. Pois bem, imediatamente as foram iniciadas investigações para identificar os responsáveis, e agora, quase 2 anos depois, o Ministério Público denuncia 5 pessoas por homicídio culposo, entre as quais, além de funcionários diretamente envolvidos com a manipulação dos alimentos, estão a nutricionistas e o próprio hoteleiro. Pois bem, como leigo, imediatamente vem a minha mente a seguinte pergunta: Se em um erro que teria sido cometido dentro da cozinha do hotel, na hora da preparação da comida, o nutricionista e o hoteleiro são também responsabilizados criminalmente, porque nos episódios em que aloprados petistas são flagrados cometendo crimes, a culpa cessa nos que têm participação direta, deixando livres e fagueiros os verdadeiros "chefes da organização", todos protegidos pelo ridículo argumento de que não sabiam de nada? Bons tempos aqueles, quando todos eram iguais perante a lei!

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

GREVE DOS CONTROLADORES DE VÔO: CAOS NOS CÉUS

Perguntar não ofende: 1) "Será mera coincidência que o caos atualmente vivenciado pela aviação civil brasileira, em decorrência da "greve branca" dos controladores de vôos, esteja acontecendo logo após o trágico acidente com o Boeing 737-800 da Gol, que vitimou 154 passageiros?"; 2) "Será que na ocasião do acidente, já não estaria havendo qualquer tipo de insatisfação profissional, fazendo com que alguns controladores de vôos estivessem praticando essa forma de protesto, que eles chamam de "operação padrão?". Afinal de contas, uma das hipóteses para que o inacreditável acidente tivesse ocorrido, é exatamente a possibilidade de que tenha ocorrido falhas nas comunicações entre a torre de controle de tráfego aéreo e o jato Legacy, diretamente envolvido no episódio. O fato é que 154 vidas foram prematuramente ceifadas, e as investigações para apontar as causas, e identificar os culpados, continua envolta em uma nuvem de mistérios, geradas por um festival de explicações inconsistentes, e muitas vezes conflitantes. Tem algo estranho no ar!