"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



quarta-feira, 27 de abril de 2011

RENAN CALHEIROS NO CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO: FAZ-ME RIR...



Para quem ainda tinha dúvida se o Senado era uma Casa séria, ou não, nossos senadores, devemos reconhecer, estão fazendo um esforço enorme para que os brasileiros, de uma vez por todas, decidam-se em reconhecer que nosso Senado não passa de uma "casa de mãe Joana", que não faz por onde merecer qualquer tipo de respeito dos brasileiros. Só essa semana, entre as muitas presepada que ficam restritas aos bastidores, dois episódios vieram à público, para mostrar que o Senado brasileiro são passa de um casa de espetáculos, daquelas especializadas em apresentar os piores tipos de "óperas bufas". A primeira "patacoada" foi protagonizada pelo "raivozinho" senador Roberto Requião, que injuriado por ter sido perguntado a respeito da indecente, mesmo que legal, aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná, tomou o gravador das mãos do jornalista, obviamente para fugir da necessidade de responder o irrespondível. Outro episódio a ser registrado é a escolha do senador Renan Calheiros, aquele mesmo que 2007 teve de renunciar a presidência do Senado, por contas dos "rolos" em que se meteu, e que agora, todo lampeiro, alçado a categoria de "quase santo", foi brindado por seus "pares" (pense em uma palavra pertinente!), com o direito de fazer parte do Conselho de Ética do Senado. A questão é saber se dá para confiar que o respeito aos princípios éticos serão priorizados por esse tal Conselho?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS CÔNJUGES DE MAGISTRADOS DE PERNAMBUCO: ERA SÓ O QUE FALTAVA...


Esse Brasil Tiririca está cada dia mais parecido com uma fossa séptica, pois basta qualquer "mexidinha" para que novos podres apareçam. Agora mesmo, no Recife, descobriu-se, após uma intervenção do STJ e da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, que no Tribunal de Justiça de Pernambuco estaria ocorrendo uma situação, no mínimo, "ESQUISITA".
Pasmem os brasileiros, mas os gestores do prédio onde funciona o TJPE, resolveram entregar a administração do estacionamento, da Central de Xérox e da Lan House, que funcionam em espaços públicos, para uma tal Associação dos Cônjuges de Magistrados de Pernambuco (Acmepe), sob a esfarrapada desculpa de que essa seria uma entidade filantrópica.
Isso uma vergonha! Afinal, desde a antiga Roma, tinha-se como exigência o princípio de que "à mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". Entregar alguns lucrativos instrumentos agregados ao prédio do TJPE, de mão beijada, para os "consortes dos magistrados", mesmo que não caracterize ilegalidade, é absolutamente antiético, posto que fere elementares preceitos de decência na condução do bem público. E pensar que são exatamente esses magistrados, a maioria dos quais, quando travestidos de "deuses", usam e abusam do direito de humilhar os "pobres mortais" (dizem que alguns juízes pensam que são deuses, outros, têm certeza). É por essas e por outras que, por questionar a honestidade de propósitos dos que são encarregados de sua aplicação, é cada vez menor a confiança do povo na Justiça.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CAOS NO RECIFE: CHUVAS ESCANCARAM A INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE DAS "OTORIDADES PÚBLICAS"


As chuvas que acontecem no Recife durante esse período do ano são absolutamente previsíveis, até porque esse é um fenômeno que se repete em todos os anos, não sendo possível que a população continue aceitando que seus irresponsáveis gestores, municipal e estadual, prioritariamente preocupados com "futricas eleitorais", usem como desculpa para o caos que toma conta da capital pernambucana o cínico discurso que os transtornos ocorreram por conta da "coincidência" das fortes chuvas com a maré alta, o que dificultaria o escoamento das águas. Que mentira, que lorota boa! Os problemas do Recife em relação aos transtornos provocados pela chuva, a exemplo de alagamentos e quedas de barreiras, derivam do misto de incompetência e irresponsabilidade com que as "otoridades públicas" enfrentam o problema, deixando de lado ações preventivas, tais como limpeza de canais e de rios, para ficar, na hora do pega pra capar, correndo atrás do prejuízo. Na verdade, o Recife está um bagaço só, seja com chuva ou sol. São ruas esburacadas, sinais de trânsito com mal funcionamento, hospitais sucateados, maternidades com parturientes fazendo fila, ou tendo filhos pelos corredores, rotineiros episódios de falta de luz e de água mais diversos bairros, transporte público de péssima qualidade etc. O pior é de ter assistir o prefeito e o governador dando entrevistas aos órgão de imprensa, previamente "amansados" com polpudos contratos de publicidade oficial, tecendo loas aos seus próprios feitos como administradores, como se fossem dois suprassumos de competência em termos de gestão pública. Pense numa piada de mau gosto!

terça-feira, 19 de abril de 2011

POR QUE SERÁ QUE AÉCIO NEVES NÃO QUIS SOPRAR NO CANUDINHO?


Tomado por um acesso de "puxa-saquismo agudo", o senador Lindberg Farias, senador (PT-RJ), para rebater as piadas feitas por alguns dos seus colegas petistas, sobre o episódio da blitz da Lei Seca que pegou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dirigindo com a carteira de motorista vencida, no Rio de Janeiro-RJ, saiu-se com essa pérola: "Acho baixaria vocês ficarem falando do Aécio. Podia acontecer com qualquer um". Isso é que dá baixar o nível do Senado, uma Casa que antes merecia respeito e admiração de todos os brasileiros, mas que nos últimos anos, tal como acontece com todas as demais instituições políticas, vem se transformando num verdadeiro "pardieiro". Seu Lindberg, que deveria estar procurando coisa mais útil para fazer, até mesmo para justificar o salário de marajá que recebe, perde tempo tentando "limpar a barra" do "Aécinho", apelando exatamente para um tão velho quanto irresponsável chavão, segundo o qual o fato poderia acontecer com qualquer um. Disseste-o bem, "menino Lindberg"! Poderia acontecer com qualquer um, menos com alguém que, além de ter responsabilidade e vergonha na cara, deveria dar, por conta do cargo que ocupa, exemplo de cidadania para seus concidadãos. Ao contrário, o "menino Aécio", além de estar com a carteira vencida, ainda recusou fazer o exame do bafômetro. A pergunta que não quer calar é: POR QUE SERÁ QUE AÉCIO NÃO QUIS "SOPRAR NO CANUDINHO"? Será que, embora ao volante, havia tomado "algumas"?

MASSACRE DE REALENGO: CHEGOU A HORA DA CLASSE POLÍTICA TENTAR LEVAR VANTAGENS


Não é novidade para ninguém que a quase totalidade desses políticos brasileiros "não vale o que o gato enterra", mas de vez em quando, na ânsia de dar o golpe da esperteza, e tentar sair no lucro com as desgraças alheias, alguns chegam às raias do absurdo. Agora mesmo, leio na imprensa que o prefeito do Rio de Janeiro, em mais uma daquelas cretinas manobras oportunistas surgidas no bojo do malfadado "Massacre de Realengo", está direcionando esforços no sentido de que os familiares das vítimas sejam agraciados com uma compensação pecuniária, para pelo Estado, a guisa de indenização pelos parentes mortos no episódio. Isso é uma palhaçada! O que as famílias merecem é respeito em sua dor e solidariedade em seu sofrimento. Agora, daí a vir com essa conversa mole de criar indenizações pelas mortes é querer aparecer as custas do acontecimento. Ora seu prefeito, se for para pagar indenizações para os parentes das crianças motas em Realengo, pagues-e também para os parentes dos milhares de brasileiros mortos nos assaltos perpetrados nas ruas e praças de nossas cidades, a exemplo dos que são assassinados nos sinais de trânsito, nas saídas de bancos, durante os roubos a casa lotéricas, supermercados etc. Seu prefeito, vai procurar o que fazer, o que não deve se difícil de encontrar, pois sua cidade está um bagaço. Deixe as famílias das vítimas de Realengo curtirem sua dor com dignidade, sem tentar manipular a emoção do povo brasileiro, com essa lorota de compensar a perda com uma "graninha". Dois pontos devem ser ressaltados: 1) Não tem dinheiro que pague as perdas do "Massacre de Realengo"; 2) É muito fácil, para alguém que perdeu o respeito por si e pelo próximo, tentar o golpe de fazer "fita" com o dinheiro público. Afinal, como diziam os antigos, é muito fácil "dar bom dia com o chapéu alheio".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SERIAM AS LOMBADAS ELETRÔNICAS MEROS INSTRUMENTOS DA TAL "INDÚSTRIA DE MULTAS"?


Socorro!!! Posso estar sendo roubado!. Acabo de receber uma correspondência emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, comunicando uma multa que me foi aplicada no dia 06 de fevereiro de 2011, por conta de que eu teria ultrapassado uma dessas famigeradas lombadas eletrônicas, na Rodovia PE-05, com a velocidade de 53 Km/h, quando o permitido seria 40 Km/h. Ora bolas, em se falando de órgãos de administração de trânsito no Brasil, exigir um mínimo de confiabilidade por parte dos cidadãos, posto que são inúmeros os episódios de corrupção em que esses instrumentos públicos estão envolvidos. Ainda recentemente, no "Fantástico", programa dominical da Rede Globo, foram abordadas falcatruas nas quais estavam envolvidas exatamente essas tais "lombadas eletrônicas", muitas das quais não passariam de "arapucas", maliciosamente programadas para "tomar dinheiro de proprietários de veículos". Hoje mesmo, é matéria nos jornais recifenses que 29 funcionários do DETRAN-PE estariam sendo ouvidos pelo Juiz encarregados por crimes contra a administração pública, por conta de envolvimento em atos de corrupção. Definitivamente, se existe uma coisa que nossos órgãos de administração do trânsito não fazem por merecer é respeito e confiança da comunidade. Voltando ao caso da multa que me foi aplicada, eu só queria entender o motivo de que, em plena era da informática, uma infração que teria sido cometida no início de fevereiro, só tenha sido comunicada em meados de abril, com um espaçamento de mais de 60 dias? Será parte de uma estratégia para que o motorista envolvido no episódio, em virtude da passagem do tempo, não tenha condições de lembrar de detalhes que possam servir para serem usados em sua defesa. O fato é que vou pagar essa porcaria multa, e colocar esse prejuízo na conta do "dinheirinho" que cotidianamente é tomado pelas mais diversas estratégias de arrecadação, cinicamente engendradas pelos diversos agentes do (des)governo que domina esse Brasil Tiririca.

VIDE ABAIXO A MATÉRIA VEICULADA PELO "FANTÁSTICO":

quinta-feira, 14 de abril de 2011

POLÍTICOS BRASILEIROS SÃO TODOS "FARINHA DO MESMO SACO"


Não é novidade para ninguém que a falta de decência e compromisso com a ética, de uns tempos para cá, passaram a ser quase que condição "sine qua non" para que alguém consiga permanecer exercendo atividades parlamentares no Brasil, havendo até quem diga, infelizmente, embora com aparente razão, ganha adeptos aquele grupo de brasileiros que acreditam que a melhor representação figurativa para o nosso cotidiano político seja uma panela na qual caroços de feijão são colocados de molho, posto que, tanto em uma quanto em outra, só os podres sobem. Agora mesmo, aqui em Pernambuco, a OAB está entrando com uma ação para tentar acabar com uma das mais evidentes patifarias vivenciadas pelos deputados pernambucanos, os "marajás" da Assembléia Legislativa, que através de mais uma daquelas Leis e/ou normas regimentais fajutas, que costumam aprovar em proveito próprio, usufruem de uma indignidade chamada de "auxílio-paletó", que vem a ser um "ganho extra" de R$40.000,00 (quarenta mil reais) que cada um daqueles sacripantas recebem anualmente, sob a esfarrapada desculpa de que seria para comprar a roupa utilizada em plenário. O pior é que, para comprovar que nossos políticos são todos farinha do mesmo saco, quando a questão envolve artifícios que possibilitem que todos passem a "mamar nas tetas da viúva", deixam de existir embates e divergências de qualquer tipo, passando a existir total e absoluta união entre todos eles, independente de serem de direita ou esquerda, progressistas ou conservadores, governistas ou oposicionistas. Nessas horas, quando o negócio é garantir direitos espúrios, mesmo que ardilosamente tornados legais, unem-se todos, apelando para os mais cínicos e falaciosos argumentos, como se fossem atores de uma ópera bufa, convenientemente ensaiada para enrolar o povo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TREM BALA BRASILEIRO: DO JEITO QUE A COISA VAI, ACABARÁ VIRANDO "TREM TRAQUE DE VÉIA"


Essa conversa mole sobre o tal "trem bala" brasileiro já está virando piada velha. Do jeito que a coisa vai, com esses petralhas empurrando o assunto com a barriga, o tal trem bala vai acabar negando fogo, ou talvez virando "trem traque de massa", em alusão a um tipo de "bombinha" que no Nordeste é popularmente conhecido como "traque de velha". Ao que parece, brasileiro que quiser experimentar a sensação de trafegar em um trem de alta velocidade, vai ter de continuar viajando para o exterior, pois o que está projetado para o Brasil, apesar de muito blá, blá, blá, vai continuar restrito as pranchetas dos projetistas e/ou aos filmes promocionais, feitos com truques de computação. Será que a sina dos brasileiros é a de continuar padecendo nos transportes coletivos de baixa qualidade? Até quando o Brasil, descrito como uma verdadeira nação de primeiro mundo, nos falaciosos discursos dos nazipetralhas, continuará impondo ao seu povo um nível de transporte ferroviário análogo ao que existe de pior nos países de "quarto mundo".

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AFINAL, O PCdoB É UM PARTIDO COMUNISTA OU SOCIALISTA?


Na condição de filiado ao PCdoB, protesto veementemente contra a falácia utilizada pelo partido em seus "spots publicitários", divulgados pelas emissoras de rádio e TV, quando, na tentativa de "enrolar os brasileiros", passou a escamotear sua tradicional postura de partido comunista, passando a adotar a terminologia "socialista", como forma de designar sua postura ideológica. O que será que aconteceu? Será que pelo fato do comunismo "ter saído de moda", os comunistas brasileiros resolveram maquiar o viés ideológico do PCdoB? Será que os comunistas brasileiros passaram a "renegar o comunismo", rotulando-se como socialistas, a partir de uma oportunista estratégia de marketing eleitoral? O fato é que quando o antigo PCB mudou de nome, a maioria dos filiados do PCdoB repudiaram a iniciativa, mas agora, quando sub-repticiamente a direção partidária resolveu esconder a denominação de comunista, a maioria dos filiados, tal como se fossem "vaquinhas de presépio", simplesmente balançam a cabeça. É triste perceber que aquilo que nem os gorilas da ditadura militar, apesar de toda a truculência, conseguiram, qual seja obrigar os comunistas brasileiros a abrirem mão de seus preceitos ideológicos, os atuais dirigentes do PCdoB, na ânsia de manter as mordomias advindas do "puder", lograram fazer, na "maciota". Ao que parece, afastar comunistas de suas convicções ideológicas, não é uma questão de força, mas de jeito...