"QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES." (Rui Barbosa)



domingo, 30 de outubro de 2011

SUBSTITUIÇÃO NO MINISTÉRIO DO ESPORTE: TROCANDO ÁGUA POR H2O..


A atitude de "defenestrar" Orlando Silva do Ministério do Esporte, tentando passar a impressão de que ele era único responsável pelas maracutaias engendradas no órgão, não passa de mais um daqueles cínicos jogos de cena comumente usados pelos políticos brasileiros para enrolar eleitores otários.
Na verdade, Orlandinho não era o único culpado pelo "mar de lama" instalado no Ministério do Esporte durante a sua gestão, até porque, e todos que tem alguma intimidade com o cotidiano da política sabem, no PCdoB tudo funciona sob total e absoluto controle dos dirigentes do partido, o que deixa claro que o ministro, no "frigir dos ovos", não passava de um "pau mandado", obedecendo cegamente aos verdadeiros "donos da legenda".
Para que se tenha uma idéia da total falta de autonomia com que convivem os militantes do PCdoB que estão "acomodados" um algum "carguinho oficial", além de serem obrigados a pagar mensalmente um "pedágio" para a legenda, que pode chegar a até 40% do salário, assumem também a obrigação de ficar profissionalmente a disposição do partido, conforme determina o artigo 59 do estatuto partidário, onde está registrado que qualquer filiado que esteja no exercício de cargo público, deve estar "a serviço do projeto político partidário".
Por tudo isso, ao tirar Orlandinho, como se ele fosse a "única maçã podre no cesto", ou dona Dilma agiu com impertinente inocência, ou optou por, sem coragem para "peitar" os comunistas, fazer-se de tola, e fingir não sabia que o ex-ministro era, na prática, de mero um "preposto" do PCdoB.

sábado, 29 de outubro de 2011

SAUDADE DO TEMPO EM QUE A ESCOLHA DE MINISTROS ERA "COISA SÉRIA"...


Eu só espero que no futuro não seja comprovado que essa nomeação de Aldo Rebelo para o Ministério do Esporte, no lugar do "lambuzado" Orlando Silva, além de ter a função de manter ativos os esquemas que fizeram do órgão a principal máquina eleitoreira do PCdoB (partido que muitos estão chamando de PCdoBolso), tenha tido dois outros propósitos, ambos pouco republicanos.
O primeiro, e o mais importante, seria o de afastar o risco de que Aldo Rebelo insistisse no plano de lançar sua candidatura para a presidência do Congresso, instituição que presidiu no período 2005 - 2007, criando dificuldades para o "rodízio" que já estaria combinado entre PT e PMDB, no sentido de que um peemedebista substitua o petista que hoje comanda a Câmara Federal, e um petista assuma o lugar do peemedebista que hoje preside o Senado (um perfeito "arrumadinho de bastidores").
O segundo propósito dessa nomeaçãozinha "estranha", teria sido o de "acalmar" Aldo Rebelo, que estaria "injuriado" depois da acachapante derrota que sofreu na eleição para escolha do novo ministro do Tribunal de Contas da União, quando foi "atropelado" pela candidatura da deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), filha do falecido Miguel Arraes e mãe do atual governador de Pernambuco, além de presidente nacional do PSD, Eduardo Campos, que teria usado ostensivamente todo o seu "poder de barganha" para garantir os votos que "tomaram" a vitória do veteraníssimo, e favoritíssimo, Aldo Rebelo, fato que era dado por muitos observadores como "favas contadas".

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

É PRECISO ACABAR COM ESSA MANIA DE ACHAR QUE "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO"...


Será que a omissão desses "democratas" de meia tigela, do tipo que hoje toma conta da política brasileira, ao ficarem calados diante das arbitrariedades cometidas com pelos norte-americanos, em relação ao corpo de Bin Laden, e líbio, em relação ao corpo de Gaddafi, significa que estão começando a compreender os motivos que podem ter motivado os militares brasileiros, durante o período da "guerra suja", travada entre forças da repressão e guerrilheiros esquerdistas, a darem 'sumiço" nos corpos dos guerrilheiros mortos?
Ou será que vão partir para, de forma cínica e aberta, assumir que são adeptos do conceito de que "pimenta nos olhos dos outros é refresco"?
Afinal, em todos os casos em que cadáveres dos adversários são tratados com vilania, no Paquistão, na Líbia ou no Brasil, a motivação é sempre a mesma, qual seja a de evitar que os corpos sejam transformados em símbolos de luta, fazendo com que o "inimigo morto" passe a ser mais perigoso do que quando estava vivo.
Particularmente, como acredito que mesmo em períodos de guerra, "limpas ou sujas", deve-se manter um mínimo de dignidade, sou radicalmente contrário ao desrespeito aos corpos de adversários, independente de circunstância. Afinal, se começarmos a aceitar explicações para atos de selvageria explícita, cometidos por quem quer que seja, e por quais motivos forem, estaremos automaticamente justificando barbáries que possam ter sido cometidas antes, ou que venham a ser cometidas no futuro.
O resto é balela!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DE NADA ADIANTA TIRAR O MINISTRO, SE O MINISTÉRIO DO ESPORTE CONTINUAR SENDO "FEUDO" DO PCdoB


Dona Dilma, vamos deixar de enrolação! A senhora sabe que tirar o ministro Orlando Silva do Ministério do Esporte, por conta das mil e uma maracutaias nas quais ele se envolveu, e colocar no seu lugar o "camarada" que era seu principal assessor, é a mesma coisa de "trocar seis por meia dúzia".
Afinal, não precisa nem ser muito inteligente para saber que se o fulano ocupava a secretaria-executiva do Ministério do Esporte, significa dizer que ele era da inteira confiança do ministro, tendo pleno conhecimento, por dever de ofício, de todas as "jogadas" nas quais seu "chefinho" estava metido.
Por outro lado, tirar o comunista Orlando, para deixar em seu lugar qualquer outro "coleguinha de partido", é a confissão explicita de que a senhora "está nas mãos do PCdoB", pois nada mais justificaria que, depois de todas as canalhices engendradas por Orlando Silva, em óbvio conluio e/ou aquiescência das lideranças do seu partido, até porque a legenda teria sido a principal beneficiada com as "armações", a senhora simplesmente afastasse o ministro, como se ele fosse o único e solitário culpado por todo esse mar de lama, e candidamente nomeasse um outro nome indicado pelo PCdoB para o cargo.
Vamos combinar que, se isso ocorrer, a senhora estará apenas praticando uma estratégia diversionista! Qualquer medida, que mantenha o Ministério do Esporte como um "FEUDO" do PCdoB, não passará de mais uma forma de, mais uma vez, apagar a "fogueira das acusações", empurrar o caso com a barriga e fazer, mais uma vez, os brasileiros de idiotas.

O PCdoB DE ORLANDO SILVA, COM CERTEZA, NÃO É O PCdoB COM QUE SONHOU JOÃO AMAZONAS


Em um dos "spots publicitários" fartamente veiculados na mídia brasileira pelo PCdoB, tentando "compensar" o mar de lama criado por conta dos escândalos que ocorrem atualmente no Ministério do Esporte, destaca-se um, protagonizado pelo próprio presidente da legenda, Renato Rabelo, no qual, entre outras "baboseiras", afirma: "nós não vamos deixar ninguém manchar a nossa história".
Pode ficar tranquilo, camarada! Afinal de contas, para manchar a história do PCdoB, não é preciso a interferência de ninguém de fora, pois vocês já estão fazendo isso. Com esse "aburguesamento" que tomou conta dos principais quadros do PCdoB, após experimentarem o "doce néctar do poder", vocês estão conseguindo degradar a herança de seriedade e compromisso com a coisa pública, criada durante décadas, a partir do sacrifício, inclusive físico, de homens e mulheres que fizeram do ideal marxista a razão de viver, a exemplo de André Grabois, Maurício Grabois, Ângelo Arroyo, Maria Lúcia Petit, Osvaldão, João Amazonas e tantos outros.
Com certeza, os "velhos quadros" do PCdoB, diante do que acontece hoje em dia, estariam envergonhados com a situação da legenda, que abriu mão da sua condição de instrumento de afirmação ideológica, deixando-se transformar em um mero instrumento de sobrevivência financeira para "uns e outros".
A verdade é que, por conta da ganância dos atuais "donos" do PCdoB, nos últimos dez anos o partido foi sendo transformado em uma mera legenda auxiliar do PT, cooptada através da garantia de participação no "grande banquete".

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O MINISTÉRIO DO ESPORTE VIROU UMA "FOSSA SÉPTICA": QUANTO MAIS MEXER, MAIS VAI FEDER...


A coisa está muito pior do que a gente pensava!
Diante do festival de acusações que surgem contra as mil e uma maracuataias que teriam sido praticadas no Ministério do Esporte, aproveitando-se das "brechas legais" introduzidas no tal Programa Segundo Tempo, a presidente Dilma Rousseff, durante a sua reunião com o ministro Orlando Silva, ao invés de chamar o feito à ordem, conforme era minimamente esperado, partiu para a contemporização explícita, deixando claro que "Orlandinho" continuaria no cargo desde que providenciasse o imediato "desmonte da máquina eleitoral que o PCdoB montou na pasta".
Isso é uma palhaçada! No momento em que dona Dilma exige o desmonte da máquina, significa dizer que ela sabe da existência de uma "máquina de fazer dinheiro", montada dentro do Ministério do Esporte, para alimentar os planos eleitoreiros do PCdoB, o partido que "manda" no ministro.
A Pergunta que não quer calar é: comprovando-se que dona Dilma já sabia da existência da transformação do Ministério do Esporte em uma "máquina arrecadatória do PCdoB", e somente agora, depois que a casa caiu, quem sabe para evitar um possível "efeito dominó", abalando outros ministros, tenha "exigido que ela seja desmontada, não caracteriza o um ato de prevaricação?
Como não adianta esperar nada do Poder Legislativo, pois ele está "dominado", resta torcer para que o Poder Judiciário se dê ao trabalho de, pelo menos, analisar a questão, sob o ponto de vista ético e legal.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AFINAL, QUEM É O RESPONSÁVEL POR TEREM FEITO PERNAMBUCO DE "LATA DE LIXO"?


É impressionante a irresponsabilidade com que os governantes brasileiros tratam seus governados, deixando claro o seu absoluto desprezo pelo mínimo de capacidade de indignação que ainda possa ter sobrevivido nesse "eleitorado resiliente".
Para que se tenha uma idéia de como nossos governantes costumam investir na sua capacidade de "levar todo mundo na conversa", registre-se a aloprada reação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao justificar o fato de toneladas de lixo hospitalar, provenientes dos Estados Unidos, terem entraram pelo Porto de Suape.
Fazendo caras e bocas, tal como fazem todos os políticos quando estão diante de uma câmera de televisão, Eduardinho, parecendo acreditar em suas sandices, resolveu "empurrar" a responsabilidade do episódio para o governo norte-americano. Seria cômico, se não fosse trágico!
Seu governador, assuma a incompetência com que o Porto de Suape vem sendo gerenciado! A responsabilidade de fiscalizar as mercadorias que entram no país, e barrar o que estiver ilegal, é do "recebedor da mercadoria". O vendedor norte-americano, em princípio, está se livrando da "porcaria" que acumula, e deve ter visto no Porto de Suape, pela sua precariedade em termos de fiscalização, a "lata de lixo" mais conveniente para receber seus dejetos hospitalares.
Se existem irresponsáveis "metidos" nesse episódio, pode ter certeza que a imensa maioria deles pertencem ao quadro público, e estão, teoricamente, sob seu controle e responsabilidade. O resto é conversa mole pra boi dormir...

MANUTENÇÃO DE ORLANDO SILVA NO MINISTÉRIO DO ESPORTE: HUUUMMM! AÍ TEM COISA!


Ao que parece, esse Brasil Tiririca, que na gestão de Lulla já havia sido transformado em um país desavergonhado, durante o governo Dilma vai "esculhambar geral".
Causa asco (obviamente naqueles poucos brasileiros que ainda desfrutam da capacidade de sentir asco diante de alguma coisa) a posição adotada pela presidente Dilma ao abordar os escândalos que tomaram conta do Ministério do Esporte, quando teria, segundo consta na imprensa, condicionado a permanência do ministro Orlando Silva à frente do ministério ao "desmonte da máquina eleitoral que o PCdoB montou na pasta".
E é assim? Esse é o modo petista de governar?
Vai ver foi por isso que outros ministros de Dilma, acusados de "meter a mão no dinheiro público", demoraram tanto para serem demitidos do cargo. Quem sabe a presidente, refém dos partidos aos quais os ministros "pertenciam", ficava pedindo, por favor, para que eles deixassem as safadezas de lado, e só chegou ao extremo de decidir pela demissão, quando viu que "seu pedido e nada era a mesma coisa".
Trata-se de uma situação simplesmente inacreditável, tamanha a irresponsabilidade e cretinice que agrega. Se a moda pega, corremos o risco de, daqui a pouco, começarmos a ver notícias de traficantes, contrabandistas, fraudadores, e bandidos em geral, que, ao perceber que "a casa caiu", vão tentar "negociar" condições para que possam ser candidamente perdoados pelas "otoridades", a partir da simples promessa de que vão abandonar a "vida do crime".
Assim não dá pra ser feliz!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SERÁ QUE GADDAFI MORTO, É MAIS PERIGOSO DO QUE QUANDO ESTAVA VIVO?


Tem alguma coisa que não encaixa, nesse festival de "conversa mole" a respeito do destino que o "Conselho Revolucionário Líbio" quer dar ao corpo do ex-ditador Muammar Gaddafi, alegando que precisam tomar "medidas especiais, como forma de evitar que o túmulo acabe virando local de peregrinação.
Se aquela turba que capturou e massacrou Gaddafi, em uma macabra sessão de linchamento público, representa o pensamento do povo líbio em relação ao tirano, por conta dos quarenta anos de ditadura, é impertinente acreditar que exista a mínima possibilidade de sua cova seja transformada em ponto de peregrinação.
Muito pelo contrário! Em sendo verdade que Gaddafi era extremamente odiado pelo povo, o local terá de ser mantido sob guarda, dia e noite, para evitar que alguns líbios, frustrados por não ter tido a oportunidade de participar do linchamento de Gaddafi, e motivados pela sede de vingança, passem a cultivar o costume de violar seu túmulo, na ânsia de ter a oportunidade de também "tirar uma casquinha".
Tem alguém mentindo aí! Afinal, se existe o temor de que o túmulo de Gaddafi seja transformado em lugar de peregrinação pública, é porque o ódio contra o ex-dirigente líbio está longe de ser a "unanimidade nacional" que tentam fazer parecer que é.
Só falta agora que os membros do tal "Conselho Revolucionário Líbio", em mais um ato de explicita submissão aos EUA, peçam assessoria ao "US Marine Corps", que depois de dar sumiço ao corpo de Bin Laden, "enterrando-o no mar", ganharam fama de "experts" no assunto.

domingo, 23 de outubro de 2011

O MINISTRO ORLANDO SILVA ESTÁ "PRESTIGIADO" PELA PRESIDENTE DILMA. HUUUMMM! MAU SINAL!


Por que será que não fiquei surpreso com o fato presidente Dilma Rousseff, durante audiência com Orlando Silva, ter aceitado todas as explicações montadas pelo ministro Orlando Silva, mantendo-o no cargo? Pelo simples fato de que esse tem sido o comportamento de todos os governantes petistas, desde os tempos de Lulla, quando são colocados diante do auxiliares acusado de corrupção e maracutaias, a exemplo do que aconteceu nos escândalos envolvendo, por exemplo, Zé Dirceu, Gushiken, Palocci e Erenice Guerra, ainda na gestão Lulla, e Alfredo Nascimento, Wagner Rossi e Pedro Novais, já no governo Dilma.
Com Orlando Silva não seria diferente! A verdade é que tal como nas vezes anteriores, a presidente Dilma, seguindo a "cartilha" do seu antecessor, sem ter a "coragem moral" para enfrentar a pressão feita pelo partido do acusado, opta pela estratégia de deixar que o próprio ministro "caia de maduro", sendo forçado a pedir demissão, diante da possibilidade de que, com sua insistência em permanecer no cargo, "enrole-se" ainda mais.
Aliás, especificamente falando em relação ao ministro Orlando Silva, sugiro que ao invés de afirmar que sujeito está em processo de "fritura", termo geralmente usado pela mídia para descrever aqueles que estão na situação de "quase ex-ministros", caracterize-se que, em se tratando do Ministério do Esporte, e fazendo uma analogia com o "calvário" vivenciado pelos treinadores de futebol, quando estão "na corda bamba", diga-se que o ministro Orlando Silva está "PRESTIGIADO" pela presidente Dilma.

sábado, 22 de outubro de 2011

UMA COISA É CERTA: SE ORLANDO SILVA ESTIVER "ENROLADO", O PCdoB ESTÁ NO "ROLO"...


Saudade do tempo em que os comunistas brasileiros podiam até serem acusados de "comer criancinhas" (no sentido "degustativo" da palavra), mas, apesar do ódio mortal que despertavam nos adversários, eram vistos, pelo povo, como militantes eticamente corretos, prontos a empenhar a vida na defesa de idéias e ideais.
Hoje, após experimentarem as benesses do poder, como prêmio por ser linha auxiliar do PT, os "donos" do PCdoB resolveram abrir mão de seus preceitos éticos, aderindo descaradamente ao "carnaval de corrupções" orquestrado pelos esquerdopatas que chegaram ao poder em 2002, graças ao falacioso discurso de que "não roubavam e não deixavam roubar".
Agora, vendo a enrascada em que anda metido o ministro Orlando Dias, acusado por alguns ex-companheiros de partido, como sendo o mentor de um "esquema arrecadatório" montado no Ministério do Esporte, para financiar o "aburguesamento" da legenda comunista, deve ficar claro que, comprovando-se a veracidade das acusações feitas ao ministro Orlando Silva, não tem como deixar o PCdoB fora do "mar de lama".
Afinal, qualquer cidadão que tenha um mínimo de experiência no trato da política partidária desse Brasil Tiririca, sabe como funciona o PCdoB em relação aos militantes: dá "oportunidades", mas exige "obediência cega". Dizem até que, embora ideologicamente abraçado "princípios marxistas", o PCdoB é internamente gerido a partir da "livre adaptação" de uma famosa frase bíblica: "não cai uma folha de uma árvore, se o "partido" não permitir"...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

É IMPRESSIONANTE A FRIEZA DO MUNDO DIANTE DO ASSASSINATO DE MUAMMAR GADDAFI


Quando vejo a humanidade indiferente aos mínimos preceitos de ética e moral, achando natural que os bons façam uso das más atitudes, para se igualar aos maus, a exemplo do que ocorreu hoje na Líbia, quando homens que combatiam Muammar Gaddafi, exatamente pelas covardes violências que cometera contra o povo líbio, igualaram-se ao tresloucado ditador, ao cometerem o ato vil de assassinar um prisioneiro, já indefeso.
Ao que parece, a normalidade com que a imprensa e as autoridades internacionais tratam o frio assassinato perpetrado pelas forças insurgentes, vitimando o aloprado ditador, e outros membros de sua família, demonstra que o poeta Augusto dos Anjos estava absolutamente certo quando, ao criar o antológico poema "Versos Íntimos", foi taxativo: "O Homem, que, nesta terra miserável, mora, entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera".
Assim está o mundo dito moderno! Atitudes covardes como a que foi cometida pelos rebeldes líbios, que antes agrediam moral e éticamente o chamado "mundo civilizado", hoje passam a ser, pelo menos para a imensa maioria, encarados como "atos plenamente justificáveis".
O fato é que, independente dos crimes cometidos por Gaddafi, ele deveria, já que havia sido feito prisioneiro, ser tratado dentro de parâmetros legais, ao invés de ser "massacrado" por uma "turba de arruaceiros", que se hoje não respeitam as leis, não as respeitarão amanhã, quando forem tomados pelo veneno que comumente domina poderosos: a prepotência...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

REPÚBLICA DO PT: O PARAÍSO DA "BOQUINHA PÚBLICA"...


Em um país acostumado a dar moleza aos parentes e aderentes dos governantes, os nazipetralhas demonstram que são "doutores" em matéria de engendrar "arrumadinhos" que possam melhorar a vida de seus "pareceiros".
Só para que se tenha uma idéia da "zona" em que foi transformada a "Coisa Pública" nesse Brasil Tiririca, dominado pela petralhada, basta recapitular que Paulo Bernardo, o atual ministro das Comunicações de Dilma, e ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão de Lulla, é marido de Gleisi Hoffmann, senadora licenciada, que atualmente "está" ministra da Casa Civil. Por sua vez, Gilberto Carvalho, que é Secretário Geral da Presidência da República, cargo que ocupa desde os tempos de Lulla, é irmão de Mirian Belchior, substituta de Paulo Bernardo no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que por sua vez foi casada com Celso Daniel, aquele ex-prefeito de Santo André-SP, misteriosamente assassinado.
Acrescentando-se a isso a visível "melhora de vida" de alguns petralhas, e aliados, que durante a última década foram "milagrosamente" alçados à categoria dos "novos ricos, fica fácil imaginar que podemos estar diante da mais descarada fase de aproveitamento da "máquina governamental" para satisfação de interesses privados.
Aliás, considerando-se que essas "coincidências ministeriais", insistentemente divulgadas através da Internet, corresponderiam a “ponta do iceberg”, imagine-se as tramóias e maracutaias que podem estar ocorrendo "por baixo dos panos"...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TE CUIDA ORLANDO SILVA! SE BOBEAR, O PCdoB DEIXA VOCÊ PENDURADO NO PINCEL...


Vamos deixar de conversa mole! Qualquer maracutaia na qual o ministro Orlando Silva possa estar envolvido, respinga no PCdoB, partido ao qual é filiado desde os tempos de estudante, e em nome do qual assumiu todos os cargos que desempenhou no Ministério do Esporte, onde está desde o início da primeira gestão do presidente Lulla, já tendo exercido exerceu,antes de assumir o posto de ministro, os cargos de secretário Nacional de Esporte, secretário Nacional de Esporte Educacional, secretário-executivo do Ministério do Esporte.
Aliás, a transformação do Ministério do Esporte em reduto do PCdoB, é uma das situações mais evidentes da política brasileira, e pode ser facilmente comprovado através de um simples levantamento dos nomes dos muitos filiados daquela legenda que estão "acomodados", direta ou indiretamente, nas mil e uma "gavetas" criadas naquele ministério.
Não me venham agora os dirigentes do PCdoB, muitos dos quais vergonhosamente transformados em meros "comunistas de mesa de bar", caso o ministro Orlando Silva não consiga se livrar das gravíssimas acusações que pesam contra ele, tentar "dar uma de Lulla", e fingir que não sabiam de nada.
Se alguma coisa ocorreu, com certeza os dirigentes do PCdoB estavam plenamente informados, até porque, conhecendo os meandros da legenda como conheço, sei que nada acontece no cotidiano partidário, sem que os "donos do partido" permitam que aconteça.
Das duas uma: ou o ministro prova sua inocência, ou o PCdoB entra na "linha de fogo". Quem viver, verá!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PORTO DE SUAPE, EM PERNAMBUCO: EXEMPLO DA IRRESPONSABILIDADE DAS "OTORIDADES" PÚBLICAS


A verdade verdadeira, embora as "otoridades" pernambucanas façam questão de negar exaustivamente, é que esse tal Porto de Suape está se transformando no "paraíso do contrabando", haja visto que, segundo matérias exaustivamente publicadas na imprensa, cerca de 80% dos containers que passam por aquele terminal de cargas não sofrem qualquer tipo de inspeção documental ou física.
Aliás, nessa "altura do campeonato", a fama do Porto de Suape já deve estar correndo o mundo, fazendo a alegria dos chefões do tráfico internacional de drogas e armas, assim como dos contrabandistas, em geral, que passaram a ter no porto pernambucano baita portal de entrada, e de saída, para suas "traquitanas".
Considerando-se que 80% da carga que "transita" por Suape não sofre qualquer tipo de fiscalização, e que a previsão é de que até o final de 2011 o porto chegue a movimentar cerca de 420 mil containers, basta uma "simples conta de padaria", para concluir que aproximadamente 336 mil containers, independente do que tragam dentro deles, passarão "livre, leve e solto" por aquele terminal marítimo, diante da passividade e irresponsabilidade das "otoridades", que parecem muito mais preocupadas em divulgar factóides sobre Suape, geralmente buscando benefícios eleitoreiros, esquecendo-se de realmente trabalhar para o porto seja eficientemente adequado ao crescimento que vem experimentando nos últimos anos, tal como garantir o aumento do efetivo de fiscais da Receita Federal que trabalham no terminal, hoje trabalhando com apenas 13 profissionais.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ESCÂNDALOS NO MINISTÉRIO DO ESPORTE: EU QUERO É NOVIDADE!


Conheci o atual ministro Orlando Silva ainda na primeira gestão de João Paulo na prefeitura do Recife, quando ele era secretário Nacional de Esporte e eu "estava" presidente do "Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães".
Certo dia, convocado pelo então vice-prefeito, Luciano Siqueira, fui ao seu gabinete conhecer pessoalmente Orlando, um antigo "camarada" do PCdoB, sobre o qual ouvia falar desde os tempos em que ele ocupara a presidência da UNE. A impressão que tive de Orlando, foi a de jovem que se achava "o rei da cocada preta", deslumbrado com o poder que lhe caíra nas mãos.
Na ocasião, foram levantadas uma série de alternativas que viabilizariam a injeção de verbas do Ministério do Esporte no "Geraldão", uma instituição que, por conta dos maciços cortes orçamentários, estava em franco em processo de sucateamento.
Ao sair do encontro, talvez por já ser um homem "passado no corrimboque da vida", fiquei "ressabiado com todo aquele converseio", e optei por deixar o assunto em "banho Maria".
Aliás, essa minha frieza em relação às tais "injeções de verbas no Geraldão", foi o ponto inicial dos "desacertos" que passei a ter com a direção do PCdoB pernambucano, gerando situações de desconforto que acabaram precipitando o final da minha "aventura" no serviço público, que durou de 2001 a 2005, com o feliz retorno à "iniciativa privada".
Por isso tudo é que hoje, diante do "mar de lama" que toma conta do Ministério do Esporte, lembrando-me daquela "experiência", não consigo sequer ficar espantado com tanta "podridão".

domingo, 16 de outubro de 2011

SE CONTINUAR ASSIM, DURANTE A COPA DO MUNDO O BRASIL SERÁ "COLÔNIA" DA FIFA...


Que a pusilanimidade havia tomado conta da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, já era de pleno conhecimento de qualquer brasileiro minimamente informado, porém, nem mesmo o mais desiludido dos cidadãos poderia supor que o nível de desfaçatez da elite política e administrativa desse Brasil Tiririca, chegasse ao ponto de ficar à mercê das ordens e comandos da FIFA, como se os "donos" da entidade que toma conta do futebol mundial, e que vivem atolados em um lamaçal de denúncias, fossem os "reais governantes do Brasil".
É um absurdo que alguém possa achar normal que um "contrato comercial" assinado entre a FIFA e Governo brasileiro, sabe-se lá sob quais condições, possa ter mais valor que nossas, havendo quem defenda, de forma clara e desavergonhada, que, para "agradar" a FIFA, e permitir que aquela entidade "encha as burras de dinheiro", nossas "Normas Legais" sejam "estupradas", para permitir, por exemplo, que sejam extintos os ingressos especiais para estudantes e idosos, que regras quanto a recolhimento de impostos sejam burladas, que a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios seja suspensa e que os ingressos possam ser comercializados a preços proibitivos à imensa maioria do nosso povo. É mole ou quer mais?
Do jeito que a coisa vai, mesmo com Copa do Mundo sendo realizada no Brasil, assim como acontece quando a competição é realizada em qualquer país do mundo, o povão continuará fadado a assistir os jogos pela televisão, como sempre fizeram.

sábado, 15 de outubro de 2011

IMPORTAÇÃO DE LIXO HOSPITALAR ATRAVÉS DO PORTO DE SUAPE: O MAIS PODRE NÃO É O LIXO!


Nesse episódio em que foram descobertos alguns containers com lixo hospitalar no Porto de Suape, proveniente dos EUA, endereçados à uma empresa do pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, o que existe de "menos podre" é o que está dentro dos "caixotes metálicos".
Podridão maior é que tal tipo de negociação seja feita de forma rotineira, e só agora, depois que alguns outros containers vindo do mesmo fornecedor, e endereçados ao mesmo cliente, já haviam passado tranquilamente pelas "barbas" dos chamados órgãos de fiscalização, as "otoridades" atentaram para o fato de que estavam "tomando bola nas costas".
Pior ainda é o "segredinho" feito em torno do caso, principalmente quando ao nome da empresa responsável pela importação dessa "nojeira". Não sei o motivo, mas, em virtude do mistério que estão fazendo sobre a tal "importação", deve ser uma empresa pertencente a algum "tubarão", pois seguramente, se o dono da "biboca" fosse um simples "lambari", o nome da empresa estaria estampada na primeira página dos jornais e o tal "empresariozinho", já estaria sendo constrangido a dar explicações aos programas sensacionalistas da TV.
Sem ser pessimista, creio ser absolutamente lógico pensar que, se containers com lixo hospitalar chegaram a passar despercebidos pelo Porto de Suape, outros tipos de "importações ilegais", a exemplo de drogas e armas, também podem ter "usado o mesmo caminho". Afinal, como diz um antigo ditado, "onde passa um boi, passa uma boiada"...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EM MATÉRIA DE CORRUPÇÃO, A BULGÁRIA "NÃO AMARRA NEM A CHUTEIRA" DO BRASIL


Essa "conversa" de que Dona Dilma Rousseff teria dito que existem dificuldades para o Brasil ajudar financeiramente a Bulgária, em virtude da corrupção naquele país europeu estar em total e absoluto descontrole, só pode ser piada. Mesmo sem conhecer dados específicos sobre o nível de corrupção existente na Bulgária, "duvideodó" que os búlgaros, em matéria de levar vantagem no "manuseio do dinheiro da viúva", sejam mais "competentes" do que os políticos e gestores públicos brasileiros.
Afinal, em matéria de "meter a mão na bufunfa pública", os brasileiros são imbatíveis, até porque, graças a vergonhosa impunidade que impera nesse Brasil Tiririca, ser corrupto parece até que está começando a ganhar ares de "status", colocando o político "ficha suja" no patamar dos "espertos", apartando-os dos abestados, que viria a ser o grupo formado pelos nossos resilientes eleitores.
A situação no Brasil, em matéria de corrupção pública está tão "especializada", que os políticos e gestores búlgaros, por mais safados que possam ser, não "o dão nem pra saída", quando comparados aos esquerdopatas que tomaram conta do Brasil em 2001, quando os petralhas, com aquele discurso de que não roubavam, e não deixavam ninguém roubar, chegaram ao Palácio do Planalto.
O fato é que no Brasil de hoje, exercer cargo público, na maioria dos casos, deixou de ser motivo de orgulho familiar, pois parece ser cada vez mais verdadeira a frase, muito em voga em tempos pretéritos, segundo a qual "homem público seria apenas o masculino de mulher pública". Captou a mensagem?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

EM ELEIÇÃO DE DOIS TURNOS, O PRIMEIRO É EXATAMENTE PARA QUE CADA PARTIDO "MOSTRE A CARA"


Se os líderes partidários, independente de viés ideológico, tivessem um mínimo de honestidade de propósitos no trato com seus eleitores, deixariam claro que em um processo eleitoral decidido em dois turnos, o primeiro deles deve ser usado pelas legendas para divulgar suas propostas e expor seus bons quadros, lançando candidatos para cargos executivos, pois essa é a maneira correta do partido popularizar suas metas e projetos.
Os conchavos partidários, arrumadinhos e acertos na base do toma lá, dá cá, que hoje em dia esses pulhas optam por fazer já no primeiro turno, deveriam ficar reservados para o segundo turno da disputa, quando apenas os dois melhores colocados nas urnas vão para o embate final, e podem trazer "de arrasto" os partidos que foram rejeitados pelos eleitores, principalmente após fechar "tenebrosas transações" com os respectivos "donos" de cada uma dessas legendas, que irão sempre, tal como se estivesse participando de um sórdido leilão, aderir àquele que der mais.
Qualquer outra conversa desses cínicos, a respeito de "acertos" já no primeiro turno, exceção feita apenas quando exista divisão de chapa, com candidato a prefeito de um partido, e vice-prefeito do outro, não passa de "conversa mole pra boi dormir", e o eleitorado pode ter certeza de que "algo de podre foi empurrado para baixo do tapete". Quem procurar, com certeza, vai achar!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

EXPLICAÇÕES DO "TIRANOSSÁURICO" SARNEY: "A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO"


Na sua eterna mania de defender o indefensável, coisa natural em políticos que acreditam que com o uso do poder da palavra conseguem "enrolar todo mundo", o presidente do Senado, Zé Sarney, partiu para dar explicações sobre aquele episódio em que usou uma helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para fazer o deslocamento de sua "comitiva", em gozo de férias, de São Luiz até a sua ilha particular, no litoral maranhense, assim como tentar dar sua versão para o episódio em que, durante a apresentação das bandas "Capital Inicial" e "Detonautas", foi vaiado e xingado pela imensa platéia presente no "Rock In Rio".
Em ambos os casos, o "tiranossáurico senador" perdeu belas oportunidades de continuar calado, pois "conversou muita abobrinha", e acabou por não dizer "coisa com coisa". Em relação a "carona" que pegou no helicóptero maranhense, continua insistindo que não cometeu nenhum "pecado", pois, segundo suas cínicas explicações, tais tipos de procedimentos fariam parte da "ritualística do cargo que ocupa". Em relação às ofensas recebida durante o "Rock in Rio", Sarneyzinho resolveu usar sua idade avançada para se "fingir de abestado", fazendo de conta que não entendeu o que de fato aconteceu.
Pense em um sujeito "cara de pau"! Esse Brasil Tiririca, e seu eleitorado resiliente, parece ter "pisado em rastro de corno"! Afinal um país que depende de lideranças desse porte moral e ético, tem mais é que dar "cambalhotas de alegrias", por ainda não ter chegado ao fundo do poço (Será que ainda não chegou?). Vai ver, esse poço não tem fundo...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIVERGÊNCIAS ENTRE PSB E PT EM PERNAMBUCO: PROBLEMAS NA DIVISÃO DO "BUTIM"


Esse bate-boca entre PT e do PSB de Pernambuco, protagonizado pelo socialista Adilson Gomes e o petista Jorge Perez, não tem nada de "Republicano", pois envolve exclusivamente interesses eleitoreiros das duas legendas, uma achando que a outra está avançando sobre um eleitorado que considera "sua propriedade".
A verdade é que tanto Adilson Gomes quanto Jorge Perez não são mais do que "paus mandados" em todo esse episódio, pois os verdadeiros "donos dos partidos", o governador Eduardo Campos, pelo PSB, e o senador Humberto Costa, pelo PT, para não "dar bandeira", ficam na retaguarda, deixando que militantes profissionais, que para alguns não passam de "gigolôs de partido", fiquem trocando ofensas, tal como fariam dois "moleques de recado".
O problema é que os políticos acreditam que podem dividir o eleitorado tal como quem faz "apartação de gado", determinando qual legenda será dona de cada "invernada". Todo esse "furdunço", começou por conta da saída do deputado Odacy Amorim do PSB, e sua filiação ao PT, partido pelo qual pretende disputar a Prefeitura de Petrolina. Como o PSB já havia montado a estratégia eleitoral para garantir o domínio município, em 2012, seus líderes ficaram indignados com o fato do PT ter tido a "afoiteza" de abrir às portas para alguém que pode colocar em colocar em risco o "rateio eleitoral" pré-determinado.
O fato é que esse "puxa-encolhe" acabará tendo desdobramentos, entre os quais o de ser usado como desculpa pelo PSB, para lançar candidato à Prefeitura do Recife. Quem viver verá!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA: NADA MAIS DO QUE UMA NOVA "LEGENDA CORONELIANISTA"...


Se o Partido dos Trabalhadores, criado por homens que diziam estar comprometidos com idéias e ideais, sob a premissa de que seria uma legenda diferente das até então existentes, posicionando-se como intransigente defensora da honra, da moral e da ética na vida pública, virou esse "balaio de gato" que aí está, repleto de novos ricos, que fizeram da política um mero instrumento para acúmulo de fortunas, imagine-se o que ocorrerá com esse tal PSD, um partido que já nasce sob o signo do oportunismo político e eleitoral.
Se os petralhas, com toda aquela sua antiga pose de "honestidade total e absoluta", deixaram-se transformar em verdadeiros "gigolôs de verbas públicas", abrindo mão de forma descarada, daquela conversa mole de que não roubavam e não deixavam roubar, o que podemos esperar de um partido formado tal e qual um colcha de retalhos, juntando homens sem qualquer compromisso ideológico, que resolveram montar uma nova legenda, tão cartorial quanto as demais, única e exclusivamente para resolver pendências eleitoreiras.
É triste, mas é verdade! Esse tal PSD, já nasce com o estigma do "arrumadinho", cooptando para seus quadros qualquer tipo de político que esteja disposto a participar dessa empreitada eleitoreira que visa acomodações de lideranças em relação aos futuros pleitos.
Alguém tem dúvidas de que não é esse "partidinho feito nas coxas", que já nasce com o feitio "coronelianista", não tem nada que preste para acrescentar ao já apodrecido processo eleitoral praticado nesse Brasil Tiririca? É apenas mais um...

domingo, 9 de outubro de 2011

AUMENTO DE VAGAS DE VEREADORES SIGNIFICA MAIS "MARAJÁS" PARA O POVO SUSTENTAR...


Ouvindo a rádio CBN Recife, na tarde do dia 07/10, testemunhei um ridículo debate entre alguns políticos pernambucanos, mediado pelo apresentador do programa CBN Total, o jornalista Aldo Vilela, discutindo essa desavergonhada tese de aumento do número de vereadores na Câmara Municipais por esse Brasil afora.
É impressionante a petulância com que os políticos profissionais, verdadeiros "gigolôs da Democracia", defendem com unhas e dentes o aumento do número de vereadores, com o mentiroso discurso de que com essa atitude estarão aumentando a representatividade daquelas Casas Legislativas.
Pense em uma conversa mole! Esses mal intencionados deveriam saber ( e na verdade sabem) que a qualidade da representatividade independe do número de vereadores existente em cada Câmara. Até porque se fossemos pensar apenas no critério de qualidade, seguramente mais da metade de todas as vagas existentes em todas as Câmara Municipais existentes nesse Brasil Tiririca deveriam ser simplesmente extintas, pois seus ocupantes não representam o povo, mas única e exclusivamente seus mesquinhos interesses pecuniários, geralmente partindo para o "toma lá, dá cá" com os prefeitos, e abrindo mão da sua obrigação de fiscalização sobre o executivo.
O pior é que os "pilantras de mandato" ainda tentam constranger quem diverge do aumento do número de vereadores, tentando insinuar que qualquer postura contrária a criação de novas vagas de "marajás" nas Câmara Municipais, seja uma atitude de antidemocrática. Haja cinismo...

sábado, 8 de outubro de 2011

STEVE JOBS, UM GÊNIO QUE FEZ QUESTÃO DE POPULARIZAR A SUA GENIALIDADE...


Associando-me aos que lamentam a morte prematura de Steve Jobs, vitimado por um câncer de pâncreas, exalto aquela que considero a característica pela qual ele ficará registrado nos anais da história, qual seja a sua grandeza de espírito ao buscar incessantemente a popularização da informática, fazendo com que a sua utilização pudesse ter sido universalizada. Afinal, não basta ser um gênio em uma determinada área, se não pugnar para que sua capacidade criativa passe a render objetos e serviços que possam ser paulatinamente barateados, tornando-se acessíveis aos "simples mortais".
Acredito que a melhor forma de gerar um bom entendimento do papel de Steve Jobs em relação ao uso da informática no mundo, é fazer uma analogia com o genial Henry Ford, que nos primórdios da "era automobilística", uma época em que os carros eram feitos quase que artesanalmente, visando atender aos anseios de uma elite econômica e financeira, resolveu criar automóveis através do uso de um sistema industrial que posteriormente ficou conhecido como "linha de montagem", possibilitando que, com a diminuição dos custos de fabricação, e a possibilidade de venda do produto a preços acessíveis a classe média, o automóvel, que antes era tratado como um símbolo de status, passasse a ser encarado como produto de uso geral e cotidiano, destinado ao transporte, lazer e trabalho.
Com Steve Jobs ocorreu o mesmo, pois, assim como havia feito Ford, trabalhou incansavelmente para fazer dos equipamentos de informática um bem de uso absolutamente popular.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ATÉ QUANDO POLÍTICOS FARÃO DOS MANDATOS SUAS "VARINHAS DE CONDÃO"?


Fico impressionado como alguns tipos de auditagens fiscais e financeiras, que a moderna tecnologia tornaram tão fáceis de serem realizadas, continuem sendo feitas nesse Brasil Tiririca de forma absolutamente arcaica, como se fosse uma fria estratégia de preservar "otoridades públicas", que se bem fiscalizadas, principalmente em relação a sua extraordinária capacidade de acúmulo de riquezas, incluídos aí seus parentes e aderentes, teriam "panos para as mangas" na hora de explicar "fortunas surgidas do nada", como que se o mandato legislativo fosse uma "varinha de condão".
O pior é que muitos dos nossos legisladores, como se tivessem a absoluta certeza de que estão acima do bem e do mal, talvez acreditando na premissa de que a fiscalização da Receita Federal, aquela que para os "simples mortais" é um leão que rosna, para eles, e seus apaniguados, não vai passar de um "gatinho que ronrona", ainda ficam "gozando" na hora de apresentar suas declarações de bens à Justiça Eleitoral. Eu não acredito que não existam mecanismos técnicos de auditagens que, cruzando dados de toda essa camarilha, não consiga pegar alguns "com a boca na botija". Nesse caso, assim como geralmente acontece em quase tudo, vale aquela velha máxima popular: "QUEM PROCURA, ACHA".
Afinal, é impossível deixar de perceber a extraordinária melhora no "padrão de vida" dessa petralhada, e seus aliados, durante os últimos anos, a exemplo do que aconteceu aqui em Pernambuco, após 2001, quando chegarem à Prefeitura do Recife. Estou errado?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ELEIÇÕES/2012, NO RECIFE: ENQUANTO O PT BRIGA, O PSB "VAI TOMANDO CONTA DO TERREIRO"...


Se o atual prefeito do Recife, João da Costa, continuar "dormindo no ponto", acabará sendo irremediavelmente "rifado" pelo PT pernambucano, e impedido de disputar a reeleição. A verdade é que a petralhada do Recife, sabendo que com João da Costa estarão fadados a perder a “boquinha” na Prefeitura do Recife, já está elaborando uma "conspiraçãozinha de bastidores", para permitir que o senador Humberto Costa possa ser o candidato do partido na eleição de 2012. É claro que na hora que esse plano sórdido for tornado público, os nazipetralhas recifenses irão se apressar em desmentir qualquer intenção de Humberto Costa em disputar o pleito, como sempre acontece nos meandros da política, onde prevalece a mentira e a desfaçatez.
O fato é que o PT precisa acabar com esse "chove não molha", sob pena de ver o PSB, legenda dominada pelo espertíssimo governador Eduardo Campos, aproveitar esse clima de discórdia para justificar o lançamento de uma candidatura própria, colocando em prática o plano de, através do domínio da Prefeitura do Recife, garantir melhores condições na disputa de 2014, quando estará sendo escolhido o novo "morador" do Palácio do Campo das Princesas.
Ao PT, se continuar permitindo essa “briguinha de comadres”, entre o ex-prefeito João Paulo e o atual prefeito, João da Costa, sob os olhares ”permissivos” do senador Humberto Costa e outros “donos do partido”, caberá o papel de ser "engolido" pelo PSB de Eduardo Campos, tratado como se fosse uma mera “legenda auxiliar”. Bem feito! Todo castigo é pouco...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VERGONHA NACIONAL: GOVERNO DILMA SE DOBRA ÀS EXIGÊNCIAS DA FIFA...


Alguém tem dúvida sobre quem vai vencer essa "queda de braço" entre Governo do Brasil e a FIFA, surgida após a reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o secretário-geral da entidade que comanda o futebol mundial, um tal de Jérôme Valcke, ocorrida em Bruxelas, na Bélgica? Na ocasião o executivo da FIFA deu um "acocho" na presidente Dilma, "exigindo" que sejam atendidas, sem demoras, às muitas exigências feitas para que a Copa do Mundo de 2014 possa ser definitivamente confirmada no Brasil, entre as quais podem ser destacadas a extinção da meia entrada para estudantes e idosos, suspensão da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, "flexibilização" dos impostos cobrados sobre os muitos negócios paralelos ao evento, explorados pela FIFA e seus "parceiros", e "otras cositas más".
Para desespero de dona Dilma, Jérôme chegou inclusive em acenar com a possibilidade da FIFA acionar um tal "plano B", que visaria levar a disputa da Copa de 2014 para outro país, argumento com o qual teria cose a total e absoluta capitulação da presidente brasileira.
Dito isto, será que alguém ainda tem dúvidas de que a FIFA conseguirá tudo que quiser, mesmo que às custas da necessidade de que sejas realizados alguns "estupros" na Lei, a exemplo da extinção dos direitos adquiridos por estudantes e idosos?
Na verdade, a única coisa que os gestores brasileiros não podem admitir é perder a "boquinha" da realização da Copa do Mundo no Brasil, com todo esse manancial de obras e verbas envolvidas no "negócio". Afinal, o povo que se lasque...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

É DURO TER DE AGUENTAR PAULO MALUF COMO "CONSULTOR" DE ÉTICA PÚBLICA...


Em algumas regiões nordestinas, quando alguém quer dizer que o sofrimento pelo qual um sujeito está passando é absolutamente merecido, usa-se a expressão: "pra corno, todo castigo é pouco". Pois bem, lendo o blog do jornalista Ricardo Noblat, na sua edição do dia 29 de setembro, tive o desprazer de ver estampada, como "frase do dia", uma declaração do deputado Paulo Maluf, que imediatamente fez com que, pensando nos incautos e resilientes brasileiros, recordasse-me imediatamente a tal expressão.
Pasmem os senhores, mas o deputado Paulo Maluf, referindo-se ao modo como o Brasil deve proceder para viabilizar os recursos necessários para o financiamento da Saúde Pública, saiu-se com a seguinte pérola: "É só acabar com a bandalheira". Não fosse o constrangimento de ver um sujeito useiro e vezeiro em envolvimentos com escândalos de malversações de recursos públicos dando uma de conselheiro ético, a situação seria totalmente risível. Afinal, ver Paulo Maluf dando lição de ética aos governantes desse Brasil Tiririca, é tão "estranho" quanto seria ver uma prostituta dando "aula de comportamento sexual" em um colégio de freiras.
Pegando o gancho da situação, quem sabe não seria hora da presidente Dilma, que já prestigia tão abertamente algumas outras "figurinhas carimbadas" dessa esculhambada política brasileira, a exemplo de Zé Sarney, Fernando Collor, Zé Dirceu, Lulla e outros tantos, dar uma chance ao indefectível Paulo Maluf, nomeando-o, por exemplo, para um novíssimo "Ministério da Faxina Governamental".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

APÓS A DEGRADAÇÃO ÉTICA E MORAL DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO, CHEGOU A VEZ DO JUDICIÁRIO


Está virando zona! Se antes alguns instrumentos de distribuição de Justiça, entre os quais os austeros Tribunais de Júri, eram alguns dos poucos refúgios de respeitabilidade nesse Brasil Tiririca, agora, com os últimos "furdunços" que estão sendo fartamente explorados pela imprensa, inclusive envolvendo o próprio Conselho Nacional de Justiça, estamos percebendo que a esculhambação geral e irrestrita, que já havia tomado conta de diversas outras instituições tupiniquins, também conseguiu "fixar bandeira" nos meios jurídicos.
Para que se tenha uma idéia da podridão que tomou conta de cenários antes tão respeitosamente tratados, basta relembrar o recente episódio ocorrido em uma seção do Tribunal do Júri, na cidade de São Paulo-SP, durante o interrogatório de um homem acusado de homicídio, quando o advogado de defesa e o promotor público, após uma grotesca troca de impropérios, quando sequer as mães de ambos foram poupadas, resolveram "partir para a "porrada", deixando todos os presentes, inclusive a desmoralizada juíza, absolutamente perplexos com tamanha demonstração de descontrole e desrespeito para com as normas sociais (assista a cena nos links abaixo).
Os brasileiros, que já estavam acostumados com esse tipo de "nojeira" em relação ao Executivo e o Legislativo, estão pasmos diante da degradação moral e ética que parece estar tomando conta, também, do Judiciário. Estou errado?